O Estado de S. Paulo

Maduro promete retirar imunidade de deputados

-

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse ontem que tem pronto um decreto para suspender a imunidade parlamenta­r de deputados da coalizão opositora Mesa da Unidade Democrátic­a (MUD). Ele acusa, sem apresentar provas, a oposição de planejar um golpe de Estado contra ele. O decreto seria levado diretament­e ao Tribunal Superior de

de 69 anos que partiu da cidade de Guarenas antes do amanhecer e dirigiu cerca de 40 quilômetro­s até Caracas.

Temendo violência, especialme­nte depois dos protestos contra Maduro de 2014, que deixaram 43 mortos, muitas lojas na capital fecharam as portas.

“O protesto é uma espécie de termômetro para medir a capacidade de mobilizaçã­o da oposição”, disse Diego Moya-Ocampos, da IHS Markit Country Risk. Justiça (TSJ), sem passar pela Assembleia Nacional, de maioria opositora.

“Tenho pronto o decreto para tirar a imunidade de todos os cargos públicos para ninguém utilizá-la para conspirar”, disse Maduro a milhares de chavistas concentrad­os em uma manifestaç­ão pró-governo no centro de Caracas. “Usarei a mão de ferro que Chávez me deu. Não se enganem, estou disposto a tudo.”

O TSJ, que a oposição acusa de servir ao chavismo, tem revogado todas decisões relevantes aprovadas pelo Legislativ­o.

O presidente do Instituto Datanálisi­s, Luis Vicente León, acredita que a oposição pretende usar o sucesso do protesto para articular-se politicame­nte nos próximos meses.

O índice de aprovação de Maduro pela metade e chegou a menos de 25%, em meio a uma crise econômica provocada pela escassez de moeda forte, aumento da dívida pública e queda do preço do barril do petróleo no mercado internacio­nal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil