O Estado de S. Paulo

STJD pune Palmeiras para atingir torcida organizada

Clube não poderá vender ingressos para o setor das uniformiza­das por cinco jogos como punição por briga em Brasília

-

O Palmeiras não vai poder contar com o apoio da torcida organizada nos próximos dez jogos do Campeonato Brasileiro, após o clássico contra o São Paulo. No julgamento do episódio da briga das torcidas de Palmeiras e Flamengo, no dia 5 de junho, em Brasília, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva utilizou penas alternativ­as à perda de mando de campo. De forma inédita, o órgão aplicou sanções para impedir o acesso das torcidas organizada­s.

Nos próximos cinco jogos em casa, o Palmeiras não poderá vender ingressos para o setor Gol Norte do Allianz Parque, exatamente onde se localizam os torcedores organizado­s. Já nos próximos cinco jogos como visitante, o clube não terá direito aos ingressos para sua torcida. Além disso, pagará multa de R$ 30 mil.

A medida começa a valer em dez dias, ou seja, não haverá alterações para o clássico contra o São Paulo, dia 7, pelo Campeo- nato Brasileiro. Já foram vendidos 24 mil ingressos e o setor Gol Norte, alvo de proibição, já tem entradas esgotadas.

De acordo com o Ministério Público, os clássicos em São Paulo têm torcida única e, nesse caso, só palmeirens­e. “O Palmeiras entende que, por tudo que faz para combater a violência das torcidas, a absolvição seria o caminho. Não faz sentido que o mandante, organizado­r da partida e da segurança, seja punido de forma diferente do visitante”, disse André Sica, advogado do Palmeiras.

A pena do Flamengo é semelhante. Em três jogos como mandante, o clube terá restrição de venda de ingressos em 20% da capacidade do estádio. Como visitante, o clube cumprirá mais três partidas sem ter direito aos seus 10% de carga para sua torcida, além de pagar R$ 30 mil de multa.

 ?? MARIO MIRANDA/CB/D.A. PRESS-5/6/2016 ?? Briga. Torcedor ferido no Mané Garrincha é atendido
MARIO MIRANDA/CB/D.A. PRESS-5/6/2016 Briga. Torcedor ferido no Mané Garrincha é atendido

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil