O Estado de S. Paulo

Massa se aposenta; País pode ficar fora da F-1

Brasileiro da Williams diz que deixa as pistas no final do ano e Felipe Nasr, da Sauber, ainda negocia permanênci­a

-

Com o anúncio da aposentado­ria de Felipe Massa na Fórmula 1, feito ontem pelo piloto, o Brasil poderá ficar sem representa­ntes na principal categoria do automobili­smo pela primeira vez desde 1969. Em 1970, Emerson Fittipaldi começou a fazer história, depois vieram Nelson Piquet, Ayrton Senna e Rubens Barrichell­o, entre outros.

Atualmente, além de Massa, Felipe Nasr também está na F1, mas seu contrato com o Sauber termina no fim desta temporada. Ele está negociando sua permanênci­a e conversand­o com as escuderias mas, caso não consiga e outro piloto brasi- leiro não apareça, o País ficará sem representa­ntes.

Vale lembrar que o Brasil vive no momento seu maior jejum de vitórias na F-1. Desde setembro 2009 um piloto nacional não ganha um Grande Prêmio. A última vez foi com Rubinho, em Monza, na Itália. E pelo momento de Massa e Nasr em suas equipes, o tabu deve permanecer nesta temporada.

Com sua saída, Massa deixa a F-1 sem nenhum título, mas com a sensação de dever cum- prido. Ele disputou 242 corridas, com 11 vitórias, 41 pódios e 16 pole positions. Chegou muito perto da conquista na temporada de 2008, quando ficou com o vice-campeonato após perder o título para Lewis Hamilton no GP do Brasil.

“Estou orgulhoso do que eu alcancei. Finalmente, será uma grande honra terminar minha carreira em uma equipe maravilhos­a como a Williams. Será um dia emocionant­e quando eu finalmente concluir minha carreira na Fórmula 1 com meu 250º GP em Abu Dabi”, afirmou o piloto, que ainda vai disputar mais oito provas.

A despedida começa neste domingo, com a disputa do GP da Itália, em Monza. “Estou mais nervoso do que em todas as minhas largadas. Depois de 27 anos competindo, desde quando comecei no kart, e após 15 anos na Fórmula 1, esta será a minha última temporada”, disse o piloto, feliz por sua trajetória nas pistas.

Ao lado de Rubinho, Massa é o quarto brasileiro com maior número de vitórias na Fórmula 1, com 11 conquistas. Os dois só ficam atrás de Ayrton Senna, que acumulou 41 triunfos, Nelson Piquet (23) e Emerson Fittipaldi (14).

 ?? LUCA BRUNO/AP ?? Homenagem. Massa é abraçado por Daniil Kvyat em Monza
LUCA BRUNO/AP Homenagem. Massa é abraçado por Daniil Kvyat em Monza

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil