O Estado de S. Paulo

Braz leva bronze no reencontro com francês

Ouro no Rio, brasileiro alega cansaço, abandona disputa e Lavillenie divide vitória com Kendricks em Zurique

-

Responsáve­l pela única medalha de ouro do atletismo brasileiro nos Jogos Olímpicos do Rio, quando surpreende­u e venceu a disputa no salto com vara, Thiago Braz voltou a competir ontem. Novamente, mostrou que é mesmo um dos melhores do mundo na modalidade, mas desta vez não subiu no lugar mais alto do pódio. Na etapa de Zurique da Liga Diamante, na Suíça, teve que se contentar com a medalha de bronze.

Se há cerca de três semanas Thiago derrotou seus principais rivais para ficar com o ouro, desta vez aconteceu justamente o oposto. A disputa novamente ficou entre o brasileiro, o americano Sam Kendricks e o francês Renaud Lavillenie, mas desta vez foram os outros dois que ficaram com o ouro, em uma vitória dividida.

Tanto Lavillenie quanto Kendricks saltaram 5,90m. Com o sarrafo a 6,01m, no entanto, ambos falharam. Melhor para o francês. Se no Rio viu sua hegemonia na modalidade ir por água abaixo e ainda se tornou um dos grandes “vilões” da Olimpíada para a torcida brasileira, agora pode comemorar o título da temporada da Liga Diamante, mesmo com a etapa de Bruxelas ainda a ser disputada. Foi a sétima conquista do francês em sete edições.

Thiago Braz, que saltou 6,03m para conquistar o ouro no Rio, parou em 5,84m. Quan- do o sarrafo subiu a 5,90m, o brasileiro desistiu da disputa, ficando com o bronze da etapa de Zurique. Depois da prova, ele alegou cansaço para abrir mão de brigar pelo ouro.

“Meu ano foi muito longo e com foco foi para as Olimpíadas. Estamos finalizand­o as competiçõe­s. A gente não quer arriscar muito porque estou muito cansado. É muito melhor se preservar. Saltei o resultado que gostaria de ter saltado e isso para mim foi o suficiente”, explicou o brasileiro. “Fiz um bom salto e parei, está tudo bem”, completou.

 ?? JEAN-CHRISTOPHE BOTT/EFE ?? Cansaço. Thiago Braz abriu mão de brigar pelo ouro ontem
JEAN-CHRISTOPHE BOTT/EFE Cansaço. Thiago Braz abriu mão de brigar pelo ouro ontem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil