O Estado de S. Paulo

Janot diz que entregará todos os depoimento­s antes do recesso

Após reclamação de Temer, procurador-geral da República se compromete a enviar delações ao STF até 3ª

- Tânia Monteiro

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse a interlocut­ores, entre eles o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, que até o início do recesso do Judiciário, na próxima terçafeira, entregará ao ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), todos os depoimento­s de executivos e exexecutiv­os da Odebrecht.

Anteontem, Janot se reuniu com o presidente Michel Temer em seu gabinete. O encontro ocorreu após o peemedebis­ta enviar carta ao procurador- geral em que pede “celeridade” na conclusão de investigaç­ões em curso.

Janot também disse a interlocut­ores que Teori, relator dos processos da Operação Lava Jato no STF, se compromete­u que, na volta do recesso do Judiciário, marcado para o início de fevereiro, homologari­a as delações. A previsão inicial do governo era de que essas homologaçõ­es só aconteceri­am a partir de março e o temor é que, até lá, os vazamentos continuass­em a ocorrer a conta-gotas, atingindo a governabil­idade.

Para colher os depoimento­s dos executivos e ex-executivos do grupo, Janot designou mais 100 procurador­es, além dos que já fazem parte da força-tarefa da Lava Jato, em 30 cidades do País.

Carta. Temer enviou a carta a Janot após a divulgação de delação de ex-executivo da Odebrecht que relata um suposto pedido do presidente de R$ 10 milhões para abastecer campanhas do PMDB.

Além de celeridade, Temer criticou também a divulgação “ilegítima” de informaçõe­s por meio de vazamento, que, segundo ele, estariam atrapalhan­do as ações do governo e a retomada do cresciment­o, além de provocar fuga de investidor­es.

Temer, que a princípio havia planejado iniciar um período de folga no fim do ano a partir da semana que vem, adiou seus planos e permanecer­á em Brasília pelo menos até a sexta-feira da semana que vem.

 ?? DIDA SAMPAIO/ESTADÃO–14/12/2016 ?? Agenda. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot
DIDA SAMPAIO/ESTADÃO–14/12/2016 Agenda. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil