O Estado de S. Paulo

Pastor Malafaia é alvo de operação da PF

Investigaç­ão apura desvios de recursos dos royalties da produção mineral; religioso é suspeito de apoiar a ‘lavagem de dinheiro’ do esquema

- Fábio Fabrini

A Polícia Federal deflagrou ontem uma operação contra suposto esquema de corrupção e desvio de recursos relativos aos royalties da mineração, pagos a parte dos municípios brasileiro­s. Dezesseis pessoas, entre advogados e agentes públicos, foram alvos de mandados de prisão temporária ou preventiva, entre elas o diretor de Procedimen­tos Arrecadató­rios do Departamen­to Nacional de Produção Mineral (DNPM), Marco Antônio Valadares Moreira, suspeito de enriquecim­ento ilícito e de receber propinas.

O pastor Silas Malafaia, da Associação Vitória em Cristo, ligada à Assembleia de Deus, foi alvo de mandado de condução coercitiva (quando é levado a depor e, em seguida, liberado). Ele é investigad­o por, supostamen­te, “apoiar” a lavagem de dinheiro obtido de forma criminosa. A PF esteve no endereço de Malafaia, no Rio de Janeiro, mas não o encontrou, porque ele estava em São Paulo.

Nas redes sociais, o pastor protestou contra a medida judicial. “Recebi um cheque de uma pessoa e isso me torna participan­te de um crime? Estou indignado”, escreveu em sua conta no Twitter. Ele se apresentou posteriorm­ente para prestar depoimento.

Malafaia recebeu R$ 100 mil de um advogado ligado à Igreja Embaixada do Reino de Deus, em Balneário Camboriú (SC), que é apontado como um dos principais envolvidos no esquema. O dinheiro foi depositado na conta pessoal do pastor. A Justiça Federal em Brasília autorizou a condução coercitiva para que a PF esclareça se ele emprestou contas correntes com a intenção de “ocultar a origem ilícita dos valores”.

‘Tentação’. A operação foi batizada de Timóteo, com inspiração em passagem do livro homônimo da Bíblia: “Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrol­ados e nocivos, que levam os homens a mergulhare­m na ruína e na destruição”.

Conforme a investigaç­ão, o diretor do DNPM, detentor de informaçõe­s privilegia­das so-

 ?? JF DIORIO/ESTADÃO ?? Depoimento. Pastor Silas Malafaia chega à sede da Polícia Federal no bairro da Lapa, zona oeste de São Paulo
JF DIORIO/ESTADÃO Depoimento. Pastor Silas Malafaia chega à sede da Polícia Federal no bairro da Lapa, zona oeste de São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil