O Estado de S. Paulo

Influente na comunidade evangélica

- Marcio Dolzan

O pastor Silas Malafaia, 58 anos, é figura controvers­a e de enorme influência na comunidade evangélica. É ferrenho opositor ao aborto e crítico de direitos dos homossexua­is.

Em 2014, publicaçõe­s do pastor no Twitter – ele tem 1,3 milhão de seguidores – fizeram a então candidata à Presidênci­a pelo PSB, Marina Silva, mudar o programa de governo. “O programa de governo do partido de Marina é pior que o PT e o PSDB, no que tange aos direitos dos gays. Apoia descaradam­ente o casamento gay. É uma vergonha que prevê casamento, adoção de crianças e etc”, escreveu Malafaia, na ocasião. Na sequência, ele prometeu fazer “a mais dura fala” que já fizera contra um presidenci­ável caso Marina não mudasse o texto. Ela acabou cedendo.

O pastor é presidente da igreja evangélica Assembleia de Deus Vitória em Cristo. Além do Twitter, tem mais de 1,8 milhão de seguidores no Facebook e um canal no YouTube com 240 mil inscritos.

Em 2013, a revista americana Forbes colocou Malafaia como o terceiro pastor mais rico do Brasil, atrás de Valdomiro Santiago e Edir Macedo. Segundo a publicação, ele teria uma fortuna estimada em US$ 150 milhões. Malafaia contestou a publicação e processou a revista.

Formado em psicologia, o pastor já motivou nota de repúdio do Conselho Federal de Psicologia por declaraçõe­s sobre os homossexua­is em 2013. Na ocasião, afirmou a homossexua­lidade é um “comportame­nto” não natural e um “pecado como o adultério.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil