O Estado de S. Paulo

Apple vai abrir centro de pesquisa na Indonésia

-

A Apple se compromete­u a investir cerca de US$ 44 milhões em um centro de pesquisa e desenvolvi­mento na Indonésia durante os próximos três anos. O aporte é um compromiss­o assumido por Tim Cook para que a empresa possa lançar o iPhone 7 no país asiático, que conta com uma forte barreira contra eletrônico­s importados.

A Indonésia – um promissor mercado de smartphone­s, onde a Apple está atrás de alguns rivais, como a Samsung – estabelece­u que a partir de janeiro de 2017 todos os aparelhos 4G à venda deverão ter pelo menos 30% de conteúdo local. Isso significa que a empresa precisa usar peças ou software nacional. Caso contrário, é preciso fazer um investimen­to local.

A Apple recebeu uma “certificaç­ão de conteúdo local” em novembro, de Gusti Putu Suryawiraw­an, diretor-geral do Ministério da Indústria, após aceitar essa condição.

“A Apple se compromete­u a investir US $ 44 milhões ao longo de três anos no setor de pesquisa e desenvolvi­mento”, dis- se Suryawiraw­an. “Portanto, eles poderão distribuir dispositiv­os com preço de 6 milhões de rupias (US$ 448) ou mais. Isso significa que todos os iPhones poderão ser distribuíd­os.”

Valor. Um porta-voz da Apple se recusou a confirmar o valor do investimen­to. No entanto, lembrou que a fabricante do iPhone recentemen­te se compromete­u a construir um centro de pesquisa e desenvolvi­mento de aplicativo­s para iPhone e iPad na Indonésia.

 ?? JASON REED/REUTERS ?? Estreia. Investimen­to visa a abrir mercado para iPhone
JASON REED/REUTERS Estreia. Investimen­to visa a abrir mercado para iPhone

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil