O Estado de S. Paulo

PLANALTO TEM ‘NOVO SÍNDICO’

-

Oagora ministro da Secretaria-Geral da Presidênci­a, Moreira Franco, ainda não sabe qual sala irá ocupar dentro do Palácio do Planalto, mas sua personalid­ade descrita como “forte” já tem causado “ciumeira” nos corredores da sede do Poder Executivo, que terá “um novo síndico”.

O antes ministro todo poderoso da casa, Eliseu Padilha (Casa Civil), perdeu atribuiçõe­s para Moreira, que agora comandará toda a administra­ção do Palácio, incluindo a comunicaçã­o social do governo e o cerimonial. No mínimo, ambos terão que dividir os holofotes de “homens fortes de Temer”.

Mesmo ocupando atualmente o antigo e pomposo gabinete de Michel Temer quando ele estava na Vice-Presidênci­a, Moreira deixará a sala que fica no anexo do Planalto. A aposta é de que ele escolherá uma sala no terceiro andar, o mais próximo possível do presidente.

Pelo menos uma fonte afirmou que Moreira pode desalojar o atual chefe do cerimonial, Pompeu Andreucci, que será seu subordinad­o. Pompeu é uma das figuras “coladas” no presidente e tem sua sala a poucos metros do gabinete de Temer. Apesar disso, o quarto andar pode ser adaptado para receber “o novo prefeito do Planalto”.

Caberá a Moreira, como destacou Temer no discurso de posse ontem, “estruturar” a administra­ção interna do Planalto. Justamente por isso, os atuais ocupantes dizem que “o novo síndico” poderá fazer o que quiser.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil