O Estado de S. Paulo

Liminar suspende veto a refugiados

Juiz bloqueia decreto de Trump que barra cidadãos de 7 países de maioria muçulmana

-

Um juiz federal de Seattle bloqueou temporaria­mente em todo o país o decreto do presidente americano, Donald Trump, que impedia a entrada de refugiados e cidadãos de sete países muçulmanos nos Estados Unidos. O magistrado acatou pedidos do procurador-geral do Estado para suspendem a ordem executiva assinada há uma semana. A procurador­ia de Minnesota aderiu à petição do Estado de Washington nesta semana.

O juiz James Robart indeferiu o argumento de advogados do governo federal de que Estados não tinham autonomia para contestar um decreto presidenci­al. Batalhas jurídicas análogas ocorrem em todo o país.

Washington, na costa oeste dos Estados Unidos, foi o primeiro Estado a entrar com uma ação contra o decreto de Trump, alegando que ele prejudica seus residentes e constitui uma forma de discrimina­ção com base em religião, raça e origem. Síria, Iraque, Irã, Líbia, Sudão e Iêmen são os países atingidos pela decisão.

O processo movido pelos dois Estados da União foi deferido em caráter liminar. “O Estado de Washington conseguiu demonstrar um dano imediato e irreparáve­l a seus cidadãos”, escreveu o juiz na sentença. A Casa Branca não se pronunciou imediatame­nte sobre o caso, mas pode reverter a decisão.

“O Estado de Washington tem o profundo interesse de proteger seus moradores dos danos causados por essa ordem irracional e discrimina­tória”, disse o procurador-geral do Estado Bob Ferguson.

Os advogados do Executivo argumentar­am também que o Congresso dá autoridade ao presidente de decidir sobre questões de segurança nacional, dentre as quais, supostamen­te se insere a imigração. Um soldado francês disparou ontem cinco vezes contra um homem armado com um facão após ele tentar entrar no Museu do Louvre, em Paris, carregando malas. Segundo uma fonte, o homem tentou entrar em uma loja no subsolo do museu e ata-

 ?? IAN LANGSDON /EFE ?? Reforço. Policiais patrulham ruas no entorno do museu após ataque; agressor seria egípcio que entrou com visto de turista
IAN LANGSDON /EFE Reforço. Policiais patrulham ruas no entorno do museu após ataque; agressor seria egípcio que entrou com visto de turista

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil