O Estado de S. Paulo

Deputados e senadores do PMDB lideram repasses

Petistas recebiam maior volume de emendas quando Dilma era presidente; dos cem parlamenta­res mais contemplad­os hoje, apenas 18 são da oposição

-

Ao chegar ao Palácio do Planalto, o presidente Michel Temer passou a dar prioridade para parlamenta­res da base de apoio ao seu governo ao liberar recursos para emendas. O partido que mais recebeu verbas em 2016 foi o seu, o PMDB. Em 2015, havia sido o PT, da presidente cassada Dilma Rousseff.

Dos cem parlamenta­res que mais receberam emendas a partir de maio do ano passado, apenas 18 não eram de partidos alia- dos. No ranking dos dez primeiros, só um parlamenta­r é da oposição, o deputado Afonso Florence, do PT da Bahia.

No topo da lista está o deputado Fernando Giacobo (PR-PR), que foi eleito primeiro- secretário da Câmara no mês passado. Ao todo, o deputado recebeu mais de R$ 14 milhões em emendas. Ao saber do resultado pelo Estado, o parlamenta­r comemorou. “Eu sou um deputado municipali­sta. Nunca tive problema em conseguir emendas, em governo nenhum”, afirmou.

Já em 2015, na lista dos dez primeiros, seis deputados faziam oposição ao governo Dilma, a começar pelo campeão de emendas, o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEMRJ). “Eu não sei por que estou no topo dessa lista, quem cuida da liberação de emendas é a minha assessoria. Mas eu fiz muita parceria com a prefeitura do Rio em 2015, que apoiava o governo da ex-presidente Dilma, então pode ser isso”, disse.

Crítica. O terceiro da lista em 2015 foi o senador tucano Flexa Ribeiro (PSDB-PA). Já a quinta colocada foi a senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), que havia deixado o PT naquele ano fazendo duras críticas a Dilma e à antiga legenda.

Para o líder do governo no Congresso, deputado André Moura (PSC-SE), o valor liberado em emendas mostra que Temer conseguiu estabelece­r uma “relação de respeito” com o Congresso. Ele negou, porém, que o governo tenha favorecido deputados da base. “No Congresso, ninguém pode reclamar, nem a base nem a oposição”, afirmou.

 ?? ANDRE DUSEK/ESTADÃO–23/3/2017 ?? Diálogo. Base considera Temer respeitoso nas emendas
ANDRE DUSEK/ESTADÃO–23/3/2017 Diálogo. Base considera Temer respeitoso nas emendas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil