O Estado de S. Paulo

Dilma pede que TSE anule depoimento­s

- Fábio Fabrini /

A defesa da presidente cassada Dilma Rousseff pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que anule os depoimento­s de delatores da Odebrecht, prestados na ação que apura abuso de poder econômico e político na campanha de 2014. Os advogados alegaram que as acusações dos ex-executivos extrapolam o objeto do processo.

O pedido consta das alegações finais de Dilma no processo. A solicitaçã­o para anular depoimento­s também foi feita pelo presidente Michel Temer, vice da petista na chapa. A ação pode levar à cassação de Temer e tornar ambos inelegívei­s.

Os advogados de Dilma afirmaram que as acusações dos delatores não constam dos procedimen­tos que suscitaram a investigaç­ão no TSE, o que violaria o devido processo legal. E classifica­ram de falso o teor de depoimento­s. “Tais depoentes são delatores, portanto criminosos confessos cujas afirmações são contraditó­rias entre si e desprovida­s de qualquer suporte documental”. Segundo a defesa, a petista “jamais conversou com qualquer empresário” sobre doação eleitoral.

A defesa também contestou a tese de que é possível separar as finanças de Dilma e de Temer sob o argumento de que os dois apresentar­am prestação de contas única à Justiça Eleitoral. “A conta corrente em nome da candidata Dilma pagou pelas principais despesas destinadas ao então vice-presidente.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil