O Estado de S. Paulo

Delegado sugere mudar lei e acelerar apreensões

Hoje, a polícia tem de esperar decisão judicial para poder ir atrás do veículo; pedido de financeira leva até 2 anos

-

O diretor do Departamen­to de Investigaç­ões Cr i minai s (Deic), delegado Emydio Machado Neto, defendeu a alteração da legislação sobre os carros “NP”, o “Ninguém Paga”. Para ele, é preciso que a polícia tenha a possibilid­ade de agir mais rapidament­e para recuperar os veículos – atualmente ela tem de esperar decisão judicial para poder aprender o veículo.

“Esse instrument­o está sendo usado pelo crime”, afirmou. Segundo ele, golpistas usam documentos falsos ou laranjas para comprar o veículo financiado. “Pagam uma parcela e depois vendem. Quando o banco vai atrás do inadimplen­te, descobre a farsa.” Não existem números sobre o tamanho do gol- pe, pois ele se esconde dentro da taxa de inadimplên­cia das instituiçõ­es financeira­s das montadoras – esta, cresceu de 3,9% em 2012 para 4,6% em 2016.

Para o delegado Valter Abreu, titular da Divisão de Roubo e Furto de Veículos e Cargas (Divercar) da Polícia Civil de São Paulo, além dos carros financiado­s com documentos falsos, os bandidos também vendem carros roubados com documentos e laudos falsos.

“A financeira não tem como saber se é vítima de estelionat­o ou se está diante de um inadimplen­te. Para recuperar o veículo, ela entra com um pedido de busca e apreensão na Justiça, na área cível. Quando não acha, ela leva de um a dois anos para procurar a polícia.”

Estelionat­o. Além do NP e dos veículos roubados e com licenciame­nto atrasado em razão de débitos, os carros “só para rodar” podem ter ainda uma outra fonte: o golpe da revenda de veículos. “Há lojas que vendem carros deixados em consignaçã­o, não pagam quem deixou lá e não passam o documento para quem comprou”, afirmou Abreu. Foi o que aconteceu em uma loja do Bom Retiro que fez mais de uma centena de vítimas em janeiro. A polícia pediu a prisão preventiva do comerciant­e, que até agora está em liberdade.

 ?? MARCIO FERNANDES DE OLIVEIRA/ESTADÃO ?? Pátio. Carros são apreendido­s por dívidas ou irregulari­dades
MARCIO FERNANDES DE OLIVEIRA/ESTADÃO Pátio. Carros são apreendido­s por dívidas ou irregulari­dades

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil