O Estado de S. Paulo

Doria quer conceder parques até o fim do ano

Chamamento para repassar gestão de equipament­os à iniciativa privada será aberto até agosto; plano de desestatiz­ação do prefeito tem 55 itens

- Priscila Mengue

A gestão João Doria (PSDB) pretende repassar a administra­ção dos 107 parques municipais à iniciativa privada até o fim deste ano. O chamamento público para a concessão dos equipament­os, segundo informou o prefeito ontem, deverá ser aberto entre junho e agosto.

O chamamento organizará as concessões em pacotes, que incluirão um parque de grande porte – como o Ibirapuera, na zona sul, ou o Parque do Car- mo, na zona leste – e quatro menores. Doria não deu detalhes sobre como será o processo.

“Vamos ter ações combinadas, um parque mais nobre e outros mais afastados. Para que os parques mais ermos, da periferia, sejam adotados e tenham uma boa gestão também”, disse o prefeito na manhã de ontem, em evento no Ibirapuera.

Segundo Doria, várias empresas já demonstrar­am interesse em gerir o Ibirapuera, mas “oportuname­nte” será feito o anúncio do escolhido. “Não é uma cidade vendida, é a cidade melhorada, mais humanizada.”

A capital tem 106 parques municipais. Até abril, segundo a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, será inaugurado um novo parque: o do Chuvisco, no Jabaquara, na zona sul. Nos casos dos parques Ibirapuera e do Carmo, Doria também quer conceder os planetário­s.

No evento, o prefeito foi abordado por representa­ntes de cooperativ­as, que temem perder o trabalho após mudanças na administra­ção. Segundo Antonia Cileide de Oliveira, presidente da Cooperativ­a dos Vendedo- res Autônomos do Ibirapuera, Doria assegurou que a entidade de ambulantes vai operar após as concessões. “Se a mudança é para ser boa, não pode ser para uns e outros não. Tem de ser para todos”, afirmou Antonia.

Doria estava no Ibirapuera acompanhad­o da primeira-dama, Bia, para apresentar a reforma de oito dos 16 banheiros do local, feita com R$ 450 mil pagos por empresas. A manuten- ção, diz ele, também não terá custo para a Prefeitura. As obras nos banheiros serão concluídas em até 60 dias, quando também devem ser inaugurada­s novas quadras esportivas no parque, reformadas pela iniciativa privada. Nos banheiros, grafiteiro­s pintaram 11 murais.

Projeto. O plano de desestatiz­ação de Doria, uma de suas principais bandeiras, tem 55 itens. Além dos parques, estão na lista o Estádio do Pacaembu, que será concedido, o Anhembi e o Autódromo de Interlagos, que serão privatizad­os.

A Secretaria de Desestatiz­ação e Parcerias informou ontem que o plano de vendas e concessões dos equipament­os será apresentad­o à Câmara Municipal em abril. O formato e o cronograma dos projetos de desestatiz­ação, segundo a pasta, ainda estão sendo finalizado­s.

Neste mês, vereadores da oposição e da base já avisaram ao tucano que não iriam aprovar pacote único para as todas desestatiz­ações. Eles querem que sejam elaborados textos específico­s para cada venda ou concessão de equipament­os.

 ?? AMANDA PEROBELLI/ESTADAO ?? Ibirapuera. Gestão vai mudar nos 107 parques municipais
AMANDA PEROBELLI/ESTADAO Ibirapuera. Gestão vai mudar nos 107 parques municipais
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil