O Estado de S. Paulo

Ferrari acerta estratégia e Vettel supera Mercedes

Decisão de manter piloto alemão mais tempo na pista antes do pit stop foi decisiva para a vitória. Massa chega em 6º

-

O piloto alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, ganhou o Grande Prêmio da Austrália, a primeira corrida da temporada 2017 da Fórmula 1. Ele desbancou Lewis Hamilton, da Mercedes, que largou na primeira colocação. De quebra, a escuderia italiana quebrou um jejum de um ano e meio sem vitórias.

Vettel conseguiu o triunfo graças a uma acertada estratégia de realizar a sua única parada depois de Hamilton.

O alemão conquistou a 43.ª vitória de sua carreira, um ano e meio depois de vencer o GP de Cingapura de 2015, o último também alcançado pela Ferrari.

Vettel também colocou fim ao período mais longo sem vitórias desde sua primeira conquista, em 2008. E não poupou elo- gios aos companheir­os da Ferrari. “Estamos aqui para lutar (por vitórias) após um inverno difícil. O time inteiro trabalhou duro, o pessoal quase não dormiu, nem aqui na Austrália nem na fábrica. O carro se comportou muito bem. Estamos na Lua com o início de campeonato que tivemos”, afirmou.

Já Hamilton terminou a corri- da em segundo lugar. Em terceiro ficou o piloto finlandês Valtteri Bottas, também da Mercedes. A próxima corrida será o GP da China, em 9 de abril.

Hamilton partiu na primeira posição e a manteve até a parada nos boxes. A vitória em Melbourne acabaria sendo decidido na volta 18 (de um total de 57), quando o inglês entrou nos boxes para trocar os pneus e, ao voltar à pista, ficou atrás de Max Verstappen, da Red Bull.

Apesar de ir mais rápido do que o piloto holandês, Hamilton não conseguiu ultrapassá­lo. Vettel aguentou no asfalto até a volta 24 sem entrar nos boxes. A diferença foi fundamenta­l para que o alemão ganhasse seis segundos sobre Hamilton.

Quando Vettel regressou à pista, já o fez na frente de Hamilton e teve somente de manter a posição para cruzar a linha de chegada em primeiro lugar.

“Sofremos com os pneus. Tive de parar mais cedo, pois estava sem aderência. Fizemos o pit stop e acabamos presos atrás de uma das Red Bull”, explicou o piloto inglês, inconforma­do.

Felipe Massa terminou a prova na sexta colocação e saiu satisfeito com o rendimento da sua Williams. O brasileiro ultrapasso­u Grosjean na largada e fez uma corrida discreta: “Nada mau para um velho. Fizemos uma boa corrida. Sabíamos que Ferrari, Mercedes e Red Bull tinham carros melhores e mais rápidos do que o nosso. Para superá-los seria preciso um pouco de sorte, algo que tivemos com o abandono de Daniel (Ricciardo)”, analisou Massa.

Quem não anda nada satisfeito com o rendimento do seu carro é Fernando Alonso. Novamente, o piloto espanhol, bicampeão mundial, criticou a sua McLaren. Alonso esteve próximo de pontuar na Austrália, mas uma falha na suspensão o tirou da prova, restando cinco voltas para a bandeirada final.

“Poucas vezes tive um carro tão pouco competitiv­o como nesta corrida. Tive de economizar gasolina e, ainda assim, estávamos na zona de pontuação. Segurament­e foi a melhor corrida da minha vida até esse momento. Era uma grande surpresa o que estávamos fazendo. Mas no fim, não pude completar a corrida”, lamentou.

 ?? TRACEY NEARMY/EFE ?? Festa. Ferrari volta ao topo após jejum de um ano e meio
TRACEY NEARMY/EFE Festa. Ferrari volta ao topo após jejum de um ano e meio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil