O Estado de S. Paulo

Temer não cometeu ilícitos, diz PSDB em ação no TSE

- Erich Decat

Autor da ação que investiga no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) possível abuso de poder político e econômico da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer, reeleita em 2014, o PSDB citou nas alegações finais entregues à corte eleitoral episódios investigad­os na Operação Lava Jato para concluir que a petista deve ser incriminad­a e o peemedebis­ta isento de “qualquer prática ilícita”.

No trecho dedicado a Temer, no penúltimo parágrafo do documento de 22 páginas, os advogados do PSDB afirmam: “Ao cabo da instrução destes processos não se constatou em nenhum momento o envolvimen­to do segundo representa­do (Michel Temer) em qualquer prática ilícita. Já em relação à primeira representa­da (Dilma Rousseff), há comprovaçã­o cabal de sua responsabi­lidade pelos abusos ocorridos. Assim, entendendo suficiente a instrução processual, confiam os autores na procedênci­a das respectiva­s ações, por se cuidar de medida da mais lídima e real”. A informação foi antecipada ontem pelo portal estadao.com.br.

Atualmente aliado do governo Michel Temer, o PSDB, na ação inicial encaminhad­a ao TSE no final de 2014, considerav­a como “réus” Dilma e Temer. “A eleição presidenci­al de 2014, das mais acirradas de todos os tempos, revelou-se manchada de forma indelével pelo abuso de poder, tanto político quanto econômico, praticados em proveito dos primeiros réus, Dilma Vana Rousseff e Michel Miguel Elias Temer Lulia, reeleitos presidente e vice-presidente da República, respectiva­mente”, diz o trecho da ação inicial.

O relatório final do processo que pode levar Temer à perda de mandato e Dilma a ficar inelegível foi concluído ontem e distribuíd­o pelo ministro-relator Herman Benjamin aos demais integrante­s do TSE. Falta agora o Ministério Público Eleitoral encaminhar suas alegações finais para então ser definida a data de julgamento ( mais informaçõe­s nesta página).

Nas alegações finais, ao citar as investigaç­ões da Lava Jato, o

 ?? HÉLVIO ROMERO/ESTADÃO - 20/3/2017 ?? Presidente. Michel Temer durante ato na sede da Amcham, na zona sul de São Paulo
HÉLVIO ROMERO/ESTADÃO - 20/3/2017 Presidente. Michel Temer durante ato na sede da Amcham, na zona sul de São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil