O Estado de S. Paulo

Governo corta 347 cargos comissiona­dos da Funai

- André Borges /

O governo cortou 347 cargos comissiona­dos da Fundação Nacional do Índio (Funai), principalm­ente na área de licenciame­nto ambiental. A decisão, publicada em decreto na sexta-feira passada, no Diário Oficial da União, é assinada pelo presidente Michel Temer, o ministro da Justiça, Osmar Serraglio, e o ministro do Planejamen­to, Dyogo Henrique de Oliveira.

O corte faz parte do novo “estatuto” da autarquia, que fez alterações em cargos de confiança, os chamados DAS (Direção e Assessoram­ento Superior). Em 90 dias, o presidente da Funai deve publicar “regimento interno para detalhar as unidades administra­tivas integrante­s do Estatuto da Funai, competênci­as e as atribuiçõe­s de dirigentes”.

Dos 347 cargos extintos, 326 referem-se aos DAS nível 1, o mais básico dos cargos comissiona­dos. Muitas dessas posições eram ocupadas por indígenas em várias regiões do País.

As novas regras estabelece­m que a Funai será dirigida por uma diretoria colegiada e que o órgão poderá celebrar, com entidades públicas ou empresas, convênios, acordos ou contratos de cooperação técnica ou financeira para tocar operações.

Em nota, o presidente da fundação, Antônio Costa, disse que se trata de decisão do governo, não da Funai. Nas próximas semanas, serão apresentad­os nomes para repor outros cargos a serem criados. Com isso, a extinção efetiva, segundo a autarquia, será de 87 cargos comissiona­dos do Executivo.

Alternativ­as. Costa afirmou que o órgão continua a ser fundamenta­l para o fortalecim­ento dos povos indígenas, além de atuar na resolução de conflitos em áreas ainda não demarcadas. “Buscaremos apoio do governo federal para que as ações da instituiçã­o não sejam paralisada­s e o trabalho continue sendo realizado com eficiência.”

Ainda segundo o dirigente, o órgão buscará “alternativ­as” no governo e no Ministério da Justiça “para que a crise econômica não prejudique ainda mais a instituiçã­o e as 305 etnias existentes no Brasil”.

 ?? ANDRÉ DUSEK/ESTADÃO-13/7/2016 ?? Ministro. Osmar Serraglio, da Justiça, assinou decisão
ANDRÉ DUSEK/ESTADÃO-13/7/2016 Ministro. Osmar Serraglio, da Justiça, assinou decisão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil