O Estado de S. Paulo

Opositor russo é condenado a 15 dias de prisão e multa

Candidato à presidênci­a, Alexei Navalni foi preso no domingo em um dos atos contra corrupção no governo de Putin

-

O opositor russo Alexei Navalni foi condenado ontem a 15 dias de prisão, um dia após as manifestaç­ões anticorrup­ção que levaram à detenção de centenas de pessoas em toda a Rússia. Navalni foi acusado de resistir à prisão e multado em 20 mil rublos (US$ 353) por ter organizado uma concentraç­ão não autorizada, segundo decisão de um tribunal de Moscou.

Para o Kremlin, a realização dos protestos em várias cidades sem autorizaçã­o foi uma “provocação”. “O que vimos em muitos lugares, e talvez em particular em Moscou, foi uma provocação e uma mentira”, declarou à imprensa o porta-voz Dmitri Peskov.

Ele também afirmou que alguns jovens receberam a promessa de recompensa­s financeira­s em caso de detenção nos protestos. Peskov não apresentou nenhuma prova sobre as acusações e se limitou a afirmar que eram fatos.

Milhares de pessoas participar­am das manifestaç­ões em 99 cidades russas, convocadas por Navalni, que deseja enfrentar o líder atual, Vladimir Putin, na eleição presidenci­al de 2018.

O líder opositor anunciou o protesto depois de publicar um relatório no qual acusa o primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, de estar à frente de um império imobiliári­o financiado por corrupção. Cerca de mil pessoas foram detidas na capital russa e centenas em outras cidades, depois que muitas autoridade­s municipais rejeitaram autorizar as manifestaç­ões.

Sem mencionar o nome de Navalni, Peskov disse que o Kremlin está preocupado com o fato de “algumas pessoas continuare­m utilizando pessoas ativas para seus próprios fins, com o apelo para ações ilegais e não autorizada­s”. Detidos

 ?? DAVID FILIPOV/WASHINGTON POST ?? Pato russo. Símbolo da corrupção estatal
DAVID FILIPOV/WASHINGTON POST Pato russo. Símbolo da corrupção estatal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil