O Estado de S. Paulo

Trump coloca genro para dar ‘viés empresaria­l’ à Casa Branca

Jared Kushner, um dos principais conselheir­os do presidente, vai depor no Senado sobre espionagem russa

-

O presidente dos EUA, Donald Trump, confiou ao seu genro, Jared Kushner, a tarefa de liderar um novo escritório na Casa Branca, com o qual pretende conciliar a ação do governo com ideias oriundas do mundo dos negócios, segundo o jornal The Washington Post.

Kushner, de 36 anos, é um conselheir­o próximo do presidente e assumirá a liderança de um Escritório de Inovação Americana da Casa Branca, cuja criação foi anunciada ontem por Trump em um memorando.

Neste cargo, Kushner terá a autoridade para contornar a burocracia com o objetivo de imp l e mentar p r o messas d e Trump como o apoio aos veteranos de guerra, o combate à dependênci­a de drogas, tecnologia e infraestru­tura de dados e treinament­o e infraestru­tura de mão de obra. A intenção é dar um viés empresaria­l à Casa Branca no cumpriment­o de tarefas.

A equipe de Kushner será composta por ex-diretores do setor privado com foco na inovação, segundo o Washington Post. “O governo deveria funcio- nar como uma grande empresa americana. Esperamos obter sucesso e eficiência para os nossos clientes, que são os cidadãos”, disse Kushner.

Os setores de tecnologia e dados estarão no centro da nova unidade, e a Casa Branca vem trabalhand­o com referência­s do setor, como o CEO da Apple, Tim Cook, e o fundador da Microsoft, Bill Gates.

Casado com Ivanka Trump, Kushner tem ganho protagonis­mo. O Comitê de Inteligênc­ia do Senado o convocou ontem a depor sobre suas reuniões com altos oficiais do Kremlin, ainda durante o mandato de Barack Obama.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil