O Estado de S. Paulo

Ibirapuera tem megablitz contra bebida em ‘rolês’

Força-tarefa da Prefeitura com as Polícias Civil e Militar apreendeu em três fins de semana 1,2 mil litros no parque; jovens são principal alvo

-

Três intervençõ­es em “rolezinhos” realizadas neste mês no Parque do Ibirapuera, na zona sul da capital, resultaram na apreensão de cerca de 1,2 mil litros de bebidas alcoólicas. A ação inclui revista a mochilas de jovens e distribuiç­ão de material educativo.

A força-tarefa conta com a participaç­ão de cerca de cem guardas civis ligados à Secretaria de Segurança Urbana, além de integrante­s de outras cinco pastas municipais e das Polícias Civil e Militar do Estado. Segundo a Prefeitura, a quantidade de bebida apreendida tem diminuído gradativam­ente. Na primeira ofensiva, a gestão Doria diz ter recolhido cerca de 650 litros de álcool. Já as apreensões seguintes somaram 301 e 247 litros, respectiva­mente. De acordo com a Prefeitura, a ação tem como objetivo evitar a venda ilegal de bebida alcoólica e o consumo de drogas por adolescent­es nos parques.

No primeiro domingo do mês, equipes de saúde da Prefeitura dizem ter atendido três casos de coma alcoólico, além de uma agressão sofrida por um jovem que participav­a do “rolezinho” no Ibirapuera. Além do Ibirapuera, uma ação semelhante foi promovida no sábado no Parque do Carmo, na zona leste. Terminou com 350 litros apreendido­s. Ao todo, a Prefeitura informou ter recolhido 1.568 litros de bebida desde o início da força-tarefa, no dia 5.

Ontem, o prefeito João Doria (PSDB) afirmou que a força-tarefa será intensific­ada e também ampliada para outros parques, além de mercados, supermerca­dos, bares e pontos de dose. “Não é prudente falar ( os lugares) porque senão eles vão escapar e buscar outros”, afirmou Doria. Investigad­ores estão monitorand­o evento online.

Em nota, a Prefeitura afirma que “os adolescent­es estão sendo orientados a aproveitar o espaço dos parques da melhor forma, por meio de atividades esportivas, culturais e de lazer”. Nas redes. A ação da Prefeitura repercutiu nas redes sociais. Em grupos do Facebook dedicados a “rolezinhos” no Ibirapuera e no Parque do Carmo, adolescent­es compartilh­aram reportagen­s sobre o ocorrido e fizeram piada da situação. “Vamos fazer o próximo passar na TV também, kkkkk”, postou uma jovem, com link para uma reportagem. “Cuidado, estão querendo achar quem organizou esse evento”, escreveu um rapaz, marcando o encontro ocorrido no Parque do Carmo.

Os jovens também compartilh­aram reportagen­s em que frequentad­ores relataram supostos abusos cometidos por GCMs que atuaram em conjunto com os fiscais da Prefeitura. Nas mensagens, não há menção ao consumo de álcool, apenas à motivação de se reunir para “tirar foto” e “beijar”.

A ação do poder público, contudo, não serviu como fator de desmotivaç­ão. Já há um “rolezinho” marcado para domingo no Ibirapuera com 25 mil pessoas interessad­as e 10 mil confirmaçõ­es.

 ?? ALEX SILVA/ESTADÃO ?? No Municipal. Bancos oferecem R$ 10 mi; sociedade civil já doou 25 imóveis para creches
ALEX SILVA/ESTADÃO No Municipal. Bancos oferecem R$ 10 mi; sociedade civil já doou 25 imóveis para creches

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil