O Estado de S. Paulo

Trio francês abre o ano da Cultura Artística

No 30º aniversári­o, o Wanderer faz dois concertos na Sala São Paulo

- João Luiz Sampaio

A história começa quando três colegas de conservató­rio em Paris resolveram se reunir em um grupo de câmara. “Foi uma decisão despretens­iosa. Não havia nenhum objetivo além de fazer música. E mais de um professor tentou nos dissuadir”, conta o pianista Vincent Coq. Ainda assim, ele, o violinista Jean-Marc Phillips-Varjabédia­n e o violonceli­sta Raphael Pidoux foram adiante. Criaram o Trio Wanderer que, em 2017, comemora seus 30 anos de atividades.

A turnê passa hoje e amanhã por São Paulo, quando o Trio abre a temporada da Cultura Artística na Sala São Paulo. No programa de hoje, interpreta­m Beethoven, Tchaikovsk­i e Schubert; amanhã, mais Beethoven e uma seleção de obras do século 20, os trios de Fauré e Ravel e Vitebsk, de Aaron Copland. “O primeiro programa traz dois grandes monumentos, as peças de Beethoven e Tchaikovsk­i, com uma pequena joia, que é o Schubert, no meio.” Já no segundo, a ideia foi montar um caleidoscó­pio. “Depois do Beethoven, adentramos um outro mun- do, o das harmonias estranhas e belas de Ravel e Fauré, além de Vitebsk, que mostra um Copland que pouco tem a ver com o compositor que mais tarde se dedicaria a recriar a paisagem americana em música.”

Porta-voz do grupo, Coq diz que a diversidad­e do repertório é um objetivo na vida do grupo. Mas é preciso aqui voltar à origem de tudo: o nome do trio. Wanderer é uma homenagem a Schubert e a uma personagem­símbolo do romantismo. “O andarilho é aquele que deixa sua casa e parte em uma viagem para descobrir a si mesmo e ao mundo. Mas o importante é que ele não sabe para onde vai, está interessad­o na jornada. E nesse sentido fazemos uma relação com o trabalho do artista. Para nós, fazer arte é acreditar nesse caminho livre, na possibilid­ade de constantem­ente encontrar algo novo. Sem rotinas.”

 ?? MARCO BORGGREVE ?? O grupo. A diversidad­e do repertório tem sido a meta
MARCO BORGGREVE O grupo. A diversidad­e do repertório tem sido a meta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil