O Estado de S. Paulo

15 dias entre Portugal, Espanha e... Marrocos?

- RICARDO FREIRE

Temos 15 dias para viajar a Portugal e Espanha. Chegaremos pelo Porto e voltaremos por Lisboa. Seria viável voar do Porto a Tânger, no Marrocos, e voltar de ferryboat para a Europa, passando pelo Algarve e Costa Vicentina? (Maurício, São Paulo) A tentação de dar um pulinho no Marrocos é grande: o país está ali do ladinho, e tem uma carga de exotismo que adiciona mais sabor a qualquer viagem. O problema é que passar algu- mas horas em Tânger não vai resolver o assunto Marrocos na sua agenda. É possível até que esse passeio estrague o destino para sempre, porque Tânger é muito conturbada, a começar pela chegada. Talvez não haja tempo para desfazer a primeira impressão até o fim do dia. O Marrocos merece uma viagem mais tranquila, que pelo menos inclua Marrakesh. De todo modo, saibam que não existem voos de Portugal a Tânger. É preciso pegar um ferryboat em Tarifa, na Costa da Luz espanhola, perto de Algeciras.

Recomendo três dias no Porto. Tirem um desses dias para ir até Peso da Régua e fazer um passeio de barco pelo Alto Douro até Pinhão. Os vinhedos estarão carregados em julho.

Não haverá tempo para maiores ex- plorações no norte de Portugal. Peguem um trem para Lisboa. Fiquem quatro noites na cidade. Peguem o carro alugado no quarto dia; façam o passeio circular a Sintra e Cascais, descendo pela serra.

Acho um pecado ir a Sevilha e não explorar a Andaluzia como se deve. Por isso, aconselho sair de Lisboa diretament­e a Córdoba (500 km). Durmam uma noite e sigam para Granada (200 km). Durmam duas noites; comprem com antecedênc­ia os ingressos para a Alhambra. De Granada, sigam a Ronda (180 km); durmam uma noite. De lá, façam a rota dos Pueblos Blancos, via Setenil de las Bodegas, Grazalema e Arcos de la Frontera, até Sevilha (vocês vão chegar no início da noite). Fiquem duas noites em Sevilha.

De Sevilha, sigam para o Algarve; montem base em Lagos (275 km). Fiquem duas noites. Partam ao final do terceiro dia para Lisboa (300 km), para pernoitar e não ter problemas com o voo de volta.

Eu sinceramen­te não acredito que um tour pelas praias do sul de Portu- gal (saindo do Brasil!) valha mais a pena do que explorar o essencial da Andaluzia. Mas, caso vocês queiram manter os planos iniciais de viagem, é só ir de Lisboa direto para Sevilha e usar os quatro dias que sobram aumentando a permanênci­a no Algarve e incluindo dois ou três pernoites em Odeceixe.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil