O Estado de S. Paulo

Palmeiras vence Peñarol de virada

No Uruguai, clube sai atrás no 1º tempo, mas consegue virada incrível e faz 3 a 2 no Peñarol. Após a partida, atletas se envolveram em grande confusão

- Ciro Campos

O Palmeiras terminou o primeiro tempo perdendo por 2 a 0 para o Peñarol, em Montevidéu. No segundo tempo, virou (3a 2) e se classifico­u para as oitavas de final da Libertador­es. Encerrado o jogo, os times se envolveram em confusão, estendida às arquibanca­das do estádio. Os uruguaios tentaram agredir Felipe Melo. O volante se afastou do conflito, foi perseguido por Mier e deu um soco no rosto do jogador do Peñarol (

Um começo horrível no primeira etapa, um final genial no segundo tempo e uma pancadaria impression­ante ao final da partida. A atuação ambígua do Palmeiras contra o Peñarol, ontem, em Montevidéu, terminou com vitória de virada por 3 a 2, pela Libertador­es, porque Eduardo Baptista conseguiu corrigiu as escolhas erradas na escalação. O resultado acalmou o momento ruim e deixa o time perto das oitavas de final.

Ao final da partida, o volante Felipe Melo foi perseguido por atletas do Peñarol e se protegeu desferindo socos em Matías Mier. O tumulto só terminou nos vestiários (mais informaçõe­s nessa página).

O resultado fez o Palmeiras ampliar a liderança no grupo e precisar agora apenas de um empate nas duas próximas rodadas para se classifica­r sem depender de outros resultados. O grande resultado no Uruguai ameniza a tristeza pela eliminação no Campeonato Paulista, no sábado, e mostra o quanto time pode reagir, mesmo quando tudo começa mal.

Ao fim da partida, na entrevista coletiva, o treinador esbravejou contra reportagen­s publicadas na imprensa. Sem citar veículos ou o nome de jornalista­s, ele reclamou de que foi publica- do uma informação que Róger Guedes ficou fora do primeiro jogo com o Peñarol por ter discutido com o técnico.

“Eu escutei de uma pessoa importante, um cara de que sou fã, que o Róger Guedes jogou contra a Ponte porque o Mattos (diretor de futebol) escalou, que eu era um treinador maleável. Eu sou um cara sério, batalhei para estar aqui e exijo respeito. Essa pessoa não falou a fonte”, disse, em tom alterado.

“Sou um cara sério. É do futebol errar e acertar. Mas vocês conhecem minha família. Tento respeitar e passar o máximo de informação. Falar que sou maleável, aí ofendeu. Não pode ser fofoca. O futebol está acima”, afirmou.

Baptista escalou o time titular pela primeira vez no ano com três zagueiros. No papel, era para se reforçar das jogadas aéreas adversária­s. Na prática, foi um completo fracasso.

O intervalo com o placar de 2 a 0 contra foi justo. O Peñarol fez os gols, aos 12 e aos 39 minutos, em dois cruzamento­s vindos do lado direito. Se no pri- meiro foi justificáv­el questionar uma falta em Mina, o segundo clareou o quanto a equipe estava caótica. Os uruguaios fizeram uma linha de passe dentro de área contra uma defesa com três zagueiros.

Não por acaso, para o segundo tempo o esquema de três zagueiros foi desfeito, com duas substituiç­ões. O time se salvou,

com reação avassalado­ra e três gols em menos de 30 minutos.

Com Willian e Tchê Tchê em campo, o Palmeiras passou a ter saída de bola e adquiriu dinamismo no ataque. O 3 a 2 parecia um milagre, mas soou mais como um alerta para o treinador do Palmeiras não voltar a alterar tanto de uma vez só a formação.

 ?? foto). ANDRES STAPFF/REUTERS ??
foto). ANDRES STAPFF/REUTERS
 ?? ANDRES STAPFF/REUTERS ?? Confronto. Felipe Melo acerta soco no rosto de Matias Mier, jogador reserva do Peñarol, que tentou agredir o brasileiro
ANDRES STAPFF/REUTERS Confronto. Felipe Melo acerta soco no rosto de Matias Mier, jogador reserva do Peñarol, que tentou agredir o brasileiro
 ?? MATILDE CAMPODONIC­O/AP ?? Herói. William entrou no segundo tempo e marcou dois gols
MATILDE CAMPODONIC­O/AP Herói. William entrou no segundo tempo e marcou dois gols
 ?? ANDRES STAPFF/REUTERS ?? Torcida. Palmeirens­es enfrentam uruguaios na arquibanca­da
ANDRES STAPFF/REUTERS Torcida. Palmeirens­es enfrentam uruguaios na arquibanca­da
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil