O Estado de S. Paulo

‘Melhor sentimento do mundo’, diz Sharapova no retorno

Após cumprir 15 meses de punição por doping, russa volta ao circuito mundial com vitória sobre Roberta Vinci

- Felipe Rosa Mendes

Após 15 meses de suspensão, a tenista russa Maria Sharapova voltou ao circuito profission­al com vitória. Em sua estreia ontem no Torneio de Stuttgart, disputado no saibro, a ex-número 1 do mundo derrotou a italiana Roberta Vinci por 2 sets a 0, parciais de 7/5 e 6/3, em 1h43.

A dona de cinco títulos de Grand Slam voltou ao circuito após cumprir suspensão por doping. A punição inicial era de dois anos, mas ela obteve a redução na Corte Arbitral do Esporte (CAS) no ano passado. Ela fora punida por doping por ter sido flagrada com Meldonium em sua amostra colhida no Aberto da Austrália de 2016.

“É o melhor sentimento do mundo. Foi muito especial. Estava esperando este momento há muito tempo. Fiquei um bom tempo parada. Tive uma vida normal por um tempo. O que fiz nos últimos meses me ajudou a crescer como pessoa. Quando você está no momento do jogo, você tenta bloquear todas as outras coisas. Foi o que fiz hoje”, afirmou Sharapova.

Para voltar ao circuito já disputando um torneio de médio porte, Sharapova precisou de um convite. Exibindo grande forma física e técnica, a russa quase não oscilou e mostrou força no saque, com 11 aces.

No set inicial, Sharapova chegou a perder o saque. Mas se impôs no saque da rival por duas vezes e fechou a parcial. No segundo set, ela começou quebrando a 36.ª colocada no ranking da ATP, o que abriu a vantagem necessária para fechar a parcial e a partida.

Após um ano e três meses de “gancho”, no qual perdeu quatro torneios de Grand Slam e os Jogos do Rio-2016, a ex-líder do ranking perdeu todos os seus pontos na WTA e ela não conseguiri­a disputar as principais competiçõe­s do circuito sem ao menos tentar entrar no qualifying, que dá vaga na chave principal dos torneios.

Assim, precisou de convites da organizaçã­o para voltar a jogar, ontem, em Stuttgart.

O “wild card” em Stuttgart gerou polêmica no circuito. Muitas rivais criticaram o favorecime­nto da russa que, na avaliação de alguns dos principais tenistas da atualidade, deveria passar pelo qualifying e por torneios menores para somar seus pontos. O escocês Andy Murray, número 1 do mundo, e a alemã Angelique Kerber, vice-líder do ranking feminino, reclamaram publicamen­te do convite. Eles defendem que isso poderia ser considerad­o uma premiação ao doping da tenista russa.

 ?? MICHAEL PROBST)/AP ?? Vitória. Sharapova comemora ponto na volta ao circuito
MICHAEL PROBST)/AP Vitória. Sharapova comemora ponto na volta ao circuito

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil