O Estado de S. Paulo

Força na peruca

-

➨ Leandra Leal praticamen­te nasceu na coxia do Teatro Rival, no Rio de Janeiro. Seu avô, Américo Leal, era dono e diretor artístico da casa. Aos sete anos, a atriz corria livremente pelos bastidores de um espetáculo quando uma mulher a abordou: “Você é loira e branca; então, para suas bochechas ficarem rosas, não precisa de blush, é só dar um beliscão.”

A cena remete à primeira vez em que a atriz viu Rogéria – a travesti mais famosa do Brasil. Anos depois, já consagrada, Leandra decidiu remexer esse baú de reminiscên­cias, dando início à sua carreira como diretora. Assim, nasceu o filme

Divinas Divas.

No documentár­io, ela apresenta, de forma poética, a trajetória e os dramas pessoais das primeiras artistas travestis do País, incluindo Rogéria, Eloína dos Leopardos, Camille K, Jane Di Castro e Valéria.

Na década de 1960, em plena ditadura militar, elas enfrentara­m todo tipo de preconceit­o para revolucion­ar o modo como eram vistas. E o primeiro palco que lhes abriu espaço foi, justamente, o teatro do avô de Leandra. “Se não fosse pela arte, eu não seria travesti”, conta Valéria, uma das divas, em entrevista coletiva.

Leandra também superou empecilhos na hora de rodar o longa, que levou quase uma década para ser finalizado. “Tive dificuldad­es financeira­s para realizar o projeto, mas o filme é uma declaração de amor à arte”, diz a diretora.

Mais que um longa, a produção é um verdadeiro show – com Glitter, glamour e emoção. André Carmona

Um Instante de Amor

(Mal de Pierres, Bélgica-França/2016, 119 min.) – Drama. Dir. Nicole Garcia. Com Louis Garrel, Marion Cotillard, Alex Brendemühl. Baseado no best-seller de Milena Agus. Após a 2ª Guerra Mundial, Gabrielle descobre ser incapaz de engravidar. Em uma viagem para se tratar, encontra um militar casado com quem se envolve.

14 anos. Bourbon – Espaço Itaú PompeiaZ, Bristol.

Os Pobres Diabos

(Brasil/2013, 98 min.) – Comédia. Dir. Rosenberg Cariry. Com Chico Diaz, Silvia Buarque, Gero Camilo. O Gran Circo Teatro Americano viaja pelo sertão. Na cidade de Aracati, encena uma peça sobre o inferno. Nos bastidores, amores e tragédias movimentam a vida da trupe. 14 anos. Caixa Belas ArtesZ.

A Terra Vermelha

(La Tierra Roja, Argentina-Brasil/2015, 104 min.) – Terror. Dir. Diego Martinez Vignatti. Com Geert Van Rampelberg, Eugenia Ramírez Miori, Hector Bordoni. Pierre trabalha em uma multinacio­nal que explora pinheiros para a produção de papel. Após se apaixonar por Ana, uma professora que milita contra o uso de agrotóxico­s, ele se vê em um conflito. 14 anos. Bourbon – Espaço Itaú PompeiaZ, Reserva Cultural.

 ??  ?? DIREÇÃO: filme marca estreia de Leandra Leal
DIREÇÃO: filme marca estreia de Leandra Leal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil