O Estado de S. Paulo

Defeito em geladeira causou fogo em Londres

Segundo investigaç­ão, problema ocorreu em aparelho fabricado entre 2006 e 2009; isolamento e azulejos de prédio não passaram em testes

-

O incêndio que atingiu um prédio em Londres na semana passada, matando 79 pessoas, começou no freezer de uma geladeira, informou ontem a polícia da capital britânica. Um defeito no eletrodomé­stico teria provocado o fogo. O morador de um apartament­o do quarto andar residencia­l do edifício já testemunha­do a investigad­ores que as chamas iniciaram em seu flat. Vizinhos acordados por esse homem durante o incêndio confirmara­m a versão dele.

A superinten­dente da polícia, Fiona McCormack, explicou que o modelo da marca Hotpoint – FF175BP – foi fabricado entre os anos 2006 e 2009 e nunca foi submetido a um recall. A fabricante está realizando testes adicionais para identifica­r o problema. “Temos evidência pericial de que o fogo não começou deliberada­mente. Ele começou numa geladeira”, disse Fiona.

A Whirlpool Corp, maior produtora de eletrodomé­sticos do mundo, é dona da marca Hotpoint na Europa e nas regiões da Ásia-Pacífico. Nos Estados Unidos, a marca pertence a Haier, depois que o grupo chinês comprou os negócios de eletrodomé­sticos da General Electric.

As investigaç­ões sobre as causas do incêndio permitiram estabelece­r que o material inflamável dos painéis do revestimen­to foi o responsáve­l pela rápida propagação do fogo. O revestimen­to aparenteme­nte continha polietilen­o – produto altamente inflamável. A polícia informou também que tanto o isolamento quanto os azulejos não passaram nos testes de segurança feitos após o incêndio.

O edifício, situado no bairro de North Kensington e constituíd­o em sua maioria por apartament­os de habitação social, onde viviam entre 400 e 600 pessoas, pegou fogo rapidament­e.

Autoridade­s acrescenta­ram

 ?? FRANK AUGSTEIN/AP ?? Perigo. Edifício destruído após devastador incêndio; revestimen­to que propagou fogo foi utilizado em outras cinco torres
FRANK AUGSTEIN/AP Perigo. Edifício destruído após devastador incêndio; revestimen­to que propagou fogo foi utilizado em outras cinco torres

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil