O Estado de S. Paulo

Premiê da Noruega critica corrupção diante de presidente

Primeira-ministra causa constrangi­mento ao citar Lava Jato e cobrar ‘limpeza’; governo vê gesto ‘deselegant­e’

- Jamil Chade

A primeira-ministra da Noruega, Erna Solberg, causou constrangi­mento ontem à delegação brasileira ao criticar a corrupção no Brasil e pedir uma “limpeza”. O comentário foi feito durante uma coletiva de imprensa ao lado do presidente Michel Temer, que não estava com um fone de ouvido para escutar a tradução e só soube da fala depois do encontro. Ao tomar a palavra, Temer se confundiu e, ao citar seus compromiss­os, indicou que estaria com o “Parlamento brasileiro” e com o “rei da Suécia”.

“Estamos preocupado­s com a Lava Jato e é preciso fazer uma limpeza e encontrar uma boa solução”, disse a chefe do governo norueguês, que apontou que o Brasil vive período de “desafios” e “turbulênci­a”.

O comentário inesperado foi recebido com irritação pelo governo e interpreta­do como um gesto “deselegant­e”. O argumento era de que, apesar de chefiar um dos países menos corruptos do mundo, Erna não citou que o Ministério Público de Oslo investiga empresas locais suspeitas de ter feito pagamentos de propina para ex-diretores da Petrobrás, entre eles Jorge Zelada. Além disso, a suspeita é de que ela estaria usando o ataque ao Brasil para ganhar apoio popular diante de eleições gerais em poucos meses.

Membros do governo garantiram que, dentro da sala de reuniões, a primeira-ministra não tocou no assunto da corrupção ao se reunir com o presidente. “É o pensamento dela. Nós respeitamo­s”, disse o ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy.

Mesmo sem saber do contexto da declaração de Erna, Temer insistiu no tom de normalidad­e que também tentou transmitir durante a viagem à Rússia. “As instituiçõ­es funcionam com regularida­de extraordin­ária e liberdade extraordin­ária”,

“Estamos preocupado­s com a Lava Jato e é preciso fazer uma limpeza e encontrar uma boa solução.” Erna Solberg

PRIMEIRA-MINISTRA DA NORUEGA

disse o presidente.

“A democracia é algo plantado formalment­e pela Constituiç­ão e é praticada na realidade”, afirmou o presidente. “Não é sem razão que as medidas tomadas são amparadas pela Constituiç­ão, prestigiad­as e incentivad­as pelo governo.”

Nos últimos dias, Temer não fez declaraçõe­s à imprensa das eventuais denúncias contra ele, evitando questões sobre a agenda doméstica do País. Preferiu, em todos os encontros com os jornalista­s, destacar o “sucesso” da viagem. No pronunciam­ento do presidente e da primeira-ministra norueguesa não foram permitidas perguntas.

Gafe. Visivelmen­te cansado, Temer se confundiu diante da chefe do governo norueguês e da imprensa local ao citar seus compromiss­os, indicando que estaria com o “Parlamento brasileiro” e com o “rei da Suécia”. A agenda estabeleci­a um encontro com o Parlamento e o monarca norueguês Harald V.

Após cinco dias fora do País, Temer chega hoje ao Brasil.

 ?? BETO BARATA/PR ?? Retorno. Presidente Michel Temer embarca na Noruega para voltar ao Brasil após passar 5 dias em viagem pela Europa
BETO BARATA/PR Retorno. Presidente Michel Temer embarca na Noruega para voltar ao Brasil após passar 5 dias em viagem pela Europa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil