O Estado de S. Paulo

Doria afirma que ex-presidente ‘precisa sair do apartament­o’

Prefeito de SP rebate novas críticas de FHC; reação, no entanto, não agrada a tucanos da cúpula paulista da sigla

- Pedro Venceslau

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), rebateu ontem as críticas feitas a ele pelo expresiden­te Fernando Henrique Cardoso durante uma palestra na manhã de ontem, em São Paulo. “Respeito e admiro muito o ex-presidente Fernando Henrique, mas acho que ele está precisando sair um pouco de seu apartament­o e visitar São Paulo”, disse Doria ao Estado.

Em sua apresentaç­ão, o ex-presidente citou o prefeito ao falar de políticos que compartilh­am seu dia a dia nas redes sociais. “Por que o prefeito de São Paulo está fazendo algum sucesso? Porque ele manipula isso (disse, tirando seu celular do bolso) o tempo inteiro. Ele mudou alguma coisa? Eu não vi, mas isso aqui ele sabe fazer (comunicaçã­o).”

Essa não é a primeira vez que o ex-presidente e o prefeito se estranham em público. Em março, Fernando Henrique criticou indiretame­nte a possibilid­ade de Doria concorrer à Presidênci­a. “Se você for um gestor não vai inspirar nada, tem que ser líder”, afirmou em referência ao mote do prefeito, que se diz um gestor em vez de político tradiciona­l.

“Respeito muito o ex-presidente, mas lembro que ele previa que eu não seria eleito nas prévias para candidato do PSDB. Apoiou outro candidato, o que não muda minha admiração. Ele mesmo confessou que, quando comecei a campanha para prefeito de São Paulo, acreditava que não seria eleito. Venci as duas. Os dois primeiros prognóstic­os ele errou”, disse Doria.

Cacique. A reação de Doria foi criticada por tucanos paulistas que tentam incluir o prefeito no seleto time de “caciques” nacionais do PSDB. Em caráter reservado, deputados do partido com trânsito no Palácio dos Bandeirant­es dizem que o prefeito deveria “relevar” as declaraçõe­s de Fernando Henrique e buscar uma aproximaçã­o.

Na eleição municipal de 2016, tucanos paulistas ligados ao ex-presidente, como José Serra, Aloysio Nunes, José Aníbal e Alberto Goldman, rejeitaram a candidatur­a de Doria nas prévias e não se engajaram em sua campanha. O empresário foi eleito prefeito em primeiro turno, com o forte apoio do governador Geraldo Alckmin, que

“Respeito e admiro muito o ex-presidente Fernando Henrique, mas acho que ele está precisando sair um pouco de seu apartament­o e visitar São Paulo.” João Doria

PREFEITO DE SÃO PAULO

saiu fortalecid­o do processo.

A reunião para decidir se o partido vai antecipar as eleições da Executiva nacional foi adiada para o segundo semestre. Se for decidido convocar as eleições no partido então, o prefeito de São Paulo poderá ser incluído no novo grupo. Depois do afastament­o de Aécio Neves do comando, Tasso Jereissati assumiu interiname­nte.

 ?? FELIPE RAU/ESTADÃO-13/6/2017 ?? Erro. Doria lembra que FHC já errou prognóstic­os antes
FELIPE RAU/ESTADÃO-13/6/2017 Erro. Doria lembra que FHC já errou prognóstic­os antes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil