O Estado de S. Paulo

‘Há violação de diretos políticos e sociais’

- RENATA TRANCHES

Como a CIDH poderá se impor na crise venezuelan­a?

O caso da Venezuela é complexo. O debate era que lá havia uma redução da pobreza, um aumento de pessoas com acesso à saúde e educação, etc. O jogo era assim: “Asseguramo­s os direitos sociais, mas o preço será a redução das liberdades e dos direitos civis”. Hoje, chegamos em um momento em que temos o drama da violação dos direitos políticos e civis, e o drama da violação dos direitos sociais também.

Com Donald Trump, há uma onda de descrédito no multilater­alismo. Como mudar isso? Creio no multilater­alismo. É a arquitetur­a que permite o estado de direito global, que a força do direito prevaleça em detrimento ao direito da força. A visão (nesta era) Trump é a do business approach. Temos de lutar pelo que já sofremos de guerra e tudo mais, pela arquitetur­a global. É melhor um mundo com a ONU do que sem ela.

A OEA é acusada de agir politicame­nte sobre violações, em favor dos interesses dos EUA. Existe politizaçã­o?

Sempre existe, não podemos nos iludir. Temos de enfrentar isso com juridicida­de. Na Comissão, minha posição é de uma técnica que defende o valor dos direitos humanos. Falta nesse mundo um apelo às causas e a valores que se sobreponha­m à óptica dos arranjos, das conveniênc­ias./

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil