O Estado de S. Paulo

Vizinhos exigem que Catar feche TV Al-Jazeera

Para retomar laços, quatro países árabes querem também fim de base turca e afastament­o do Irã

- E AFP

Quatro Estados árabes que impuseram um boicote ao Catar alegando apoio ao terrorismo enviaram ao governo de Doha uma lista de 13 exigências, incluindo o fechamento da emissora de TV Al-Jazeera e a redução dos laços com o Irã, disse uma autoridade do Kuwait, interlocut­or na crise.

Arábia Saudita, Egito, Bahrein e Emirados Árabes Unidos exigiram ainda que Doha corte quaisquer contatos com a Irmandade Muçulmana e outros grupos islamistas como o xiita Hezbollah (do Líbano, apoiado pelo Irã), a Al-Qaeda e o Estado Islâmico.

As exigências, que têm como objetivo encerrar a pior crise na região desde a Guerra do Golfo, em 1991, parecem concebidas para acabar com uma política externa intervenci­onista de duas décadas que irritou os quatro Estados árabes. Eles deram dez dias para o Catar cumprir as exigências.

Na segunda-feira, o chanceler do Catar, o xeque Mohamed bin-Abdulrahma­n al-Thani, afirmou que o Catar não negociará com os países vizinhos até que as relações econômicas, diplomátic­as e de viagem sejam restaurada­s.

Os países que impuseram as sanções em 5 de junho acusam o Catar de financiar o terrorismo, fomentar o desentendi­mento regional e de ligações com o inimigo Irã. O Catar rejeita as acusações e diz que está sendo punido por se afastar de seus vizinhos governados por militares e autoritári­os.

Os países vizinhos também exigem o fechamento de uma base militar turca no Catar. O ministro da Defesa da Turquia, Fikri Isik, rejeitou a demanda, dizendo que qualquer pedido para que a base seja fechada representa­ria uma interferên­cia nas relações entre Ancara e Doha.

“As exigências são tão agressivas que praticamen­te impossibil­itam uma resolução para o conflito”, afirmou Olivier Jakob, consultor da Petromatri­x, centro de estudos da Suécia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil