O Estado de S. Paulo

Radical do EI é morto com disparo feito a 3,5 quilômetro­s

Bala disparada por membro de forças especiais canadenses contra jihadista levou 10 segundos até o alvo

-

A bala certeira de um atirador de elite do Exército do Canadá percorreu 3,5 quilômetro­s em dez segundos para matar um militante do Estado Islâmico no mês passado, em um tiro que quebrou o recorde mundial de execuções à distância em operações militares. A informação foi publicada pelo jornal canadense Globe and Mail.

O Comando de Operações Especiais do Exército canadense confirmou a operação, sem dar detalhes. “Por razões de segurança

e para preservar nosso pessoal e da coalizão, não daremos detalhes sobre como ocorreu o episódio”, disse o comando, em nota. “Nosso comando provê auxílio para tropas iraquianas detectarem atividades do EI e ajuda no combate de longe da linha de frente de combate.” Segundo o jornal, o atirador usou um fuzil McMillan Tac-50 para executar o tiro – uma arma fabricada nos EUA, de calibre .50 muito usada pelo Exército canadense. O atirador contou com o apoio de um auxiliar – chamado de “observador” – para identifica­r o alvo e repassar as informaçõe­s.

O Exército do Canadá, porém, tratou o episódio como “um incrível feito que atesta a qualidade das Forças Armadas canadenses”. “Acertar um alvo a uma distância dessas não tem precedente­s”, disse o general Michael Rouleau ao jornal. O recorde anterior pertencia a um soldado britânico que matou um membro do Taleban, no Afeganistã­o, a 2,4 quilômetro­s.

O atirador canadense estavam em uma posição bastante elevada e calculou a trajetória da bala e as condições atmosféric­as para executar o disparo. Apesar de ter um Exército pequeno, o Canadá especializ­ou-se no treinament­o de atiradores de elite. “É uma expertise de classe mundial”, disse uma fonte militar. “É uma habilidade que poucos Exércitos no mundo possuem.”

 ?? MCMILLAN ?? Precisão. Fuzil Tac-50, como o usado por solado canadense para matar militante do EI
MCMILLAN Precisão. Fuzil Tac-50, como o usado por solado canadense para matar militante do EI

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil