O Estado de S. Paulo

Proposta de May não é suficiente, diz Conselho Europeu

- /

A proposta da primeira-ministra britânica, Theresa May, sobre os direitos dos expatriado­s europeus no Reino Unido após o Brexit poderia "agravar" a situação dessas pessoas no país, advertiu o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk. “Minha impressão é que a oferta britânica está abaixo de nossas expectativ­as e poderia agravar a situação de nossos cidadãos no Reino Unido”, afirmou Tusk.

Londres propõe conceder aos cidadãos da UE um “estatuto definitivo” com direito à residência permanente desde que vivam há cinco anos no país, medidas que espera serem "recíprocas" para os britânicos no bloco. / AFP que estão consideran­do homicídio culposo entre os possíveis crimes que podem ter sido cometidos. A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, informou que cada adulto que vivia no edifício está recebendo 500 libras, contribuiç­ões que os afetados não terão de devolver ao governo. Os desalojado­s poderão, além disso, viver em apartament­os similares na mesma região da capital britânica.

Prevenção. Ainda ontem, cinco torres de apartament­os do norte de Londres, com um total de 800 unidades, foram esvaziados para a realização de “obras urgentes” com a finalidade de melhorar a segurança contra incêndios, como anunciou o município de Camden. “Não podemos estar seguros de que as pessoas estejam a salvo”, declarou Georgia Gould, funcionári­a de alto escalão do município londrino, nove dias após o incêndio na Torre Grenfell.

A decisão foi tomada em razão do risco que representa o revestimen­to externo desses prédios, instalado pela mesma empresa que o colocou na Torre Grenfell.

A partir desta decisão, as autoridade­s pediram aos habitantes que se reunissem na biblioteca local, onde seriam enviados a hotéis londrinos. As obras para retirar o revestimen­to das cinco torres vão durar entre duas e quatro semanas, segundo as autoridade­s. O governo indicou que cerca de cem edifícios são fiscalizad­os diariament­e no Reino Unido após a tragédia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil