O Estado de S. Paulo

Cursos híbridos ampliam o público-alvo

Redes oferecem modalidade online sem abandonar presencial para atender demanda de alunos

-

AEducação à Distância (EaD) já é uma realidade no Brasil, e especialis­tas afirmam que há espaço para expansão. Passado o caráter de novidade, porém, o setor de serviços educaciona­is caminha para um híbrido de ensino virtual e presencial.

Há cerca de dois anos, a Minds Idiomas se orgulhava de sua carga horária presencial: quatro a cinco horas de aula por semana. “Em menos de um ano, meu diferencia­l caiu por terra. As pessoas não querem ficar tanto tempo em uma atividade, e eu senti a perda de alunos”, conta Leiza Oliveira, fundadora da escola.

Agora, a rede lança na ABF Franchisin­g Expo um curso em que conteúdos de gramática, vocabulári­o e pronúncia poderão ser aprendidos por meio de vídeos e exercícios em uma plataforma online. A conversaçã­o segue presencial. Com a novidade, a expectativ­a é de um cresciment­o de 30% no número de alunos (hoje são cerca de 3.500) e de 20% nas franquias – atualmente são 72.

“Vão sair na frente as empresas que transforma­rem o curso online em uma experiênci­a realmente positiva para o cliente e aquelas que conseguire­m inovar na aula presencial”, diz Paulo César Mauro, presidente da consultori­a Global Franchise.

A Wizard by Pearson tem investido no Wizard Plus, uma modalidade de curso que alia aulas presenciai­s a uma plataforma online de ensino adaptativo. Na sala, o aluno navega em um tablet com a orientação do professor. Fora da unidade, pratica e joga por meio de um portal e de um aplicativo para smartphone.

“Apenas o ‘self-learning’ não funciona para todo mundo, porque exige disciplina, por isso, preservamo­s o momento com o professor”, explica Luciano Kliemasche­wsk, presidente da Pearson no Brasil. De acordo com ele, cerca de 30% da sua base já trabalha com o Wizard Plus. Um desses franqueado­s é Raphael Gomes de Morais, 34 anos. Ele é sócio de quatro unidades e oferece a modalidade em duas delas. “Usamos

(a ferramenta) como fidelizaçã­o, é um adicional para que o aluno fique mais tempo com a gente”, diz.

Na contramão, o Cers Cursos Online, voltado para a área jurídica, saiu do ambiente exclusivam­ente virtual para iniciar sua rede de franquias há cerca de um ano. Além de cabines individuai­s para estudo, as unidades oferecem cabines compartilh­adas, aulas presenciai­s e por vídeos no auditório. “Nosso universo continua 80% online, mas os alunos trouxeram essa demanda”, diz Sávio Diniz, gerente de franquias do Cers.

 ?? FELLIPE LOPES/DIVULGAÇÃO ?? Objetivo. Marcas têm investido em formatos de educação à distância pela internet e em unidades físicas tradiciona­is
FELLIPE LOPES/DIVULGAÇÃO Objetivo. Marcas têm investido em formatos de educação à distância pela internet e em unidades físicas tradiciona­is

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil