O Estado de S. Paulo

Turismo muda para ganhar fôlego novo

Setor cresce 31% só no 1º trimestre; redes se adaptam ao dólar e investem em viagens de nicho

-

Na base da adaptação, o segmento de hotelaria e turismo vai driblando a recessão. As empresas da área foram as que mais cresceram no primeiro trimestre do ano, segundo dados da ABF. Com uma expansão de 31% ante o mesmo período de 2016, o setor faturou R$ 2,58 bilhões.

Esse avanço em meio à desacelera­ção econômica se deve às caracterís­ticas da área, como o investimen­to pessoal, no caso de intercâmbi­os, e na capacidade de se adaptar às oscilações do dólar. Se a cotação da moeda está baixa, as viagens para fora do País ficam mais atrativas. Se o câmbio sobe, o foco volta-se para o mercado doméstico.

“A gente rapidament­e vai mudando os produtos para adaptar o sonho do consumidor com o bolso dele. Se está frio colocamos aquecedor na vitrine, se está quente, ventilador”, diz Luiz Eduardo Falco, presidente da CVC.

A empresa adquiriu recentemen­te a Experiment­o, agência especializ­ada em intercâmbi­o. A compra do novo ativo está dentro de um cenário de especializ­ação no setor, avalia Luis Henrique Stockler, sócio presidente da consultori­a ba}Stockler. “Segmentos de viagens especializ­adas, como de inverno, de aventura, são as que têm uma perspectiv­a melhor porque não foram exploradas”, diz.

Nesse cenário, a CI criou, em 2012, a Amaze, especializ­ada em viagens de formatura, e em 2016, e Amaze Sports, focada em intercâmbi­o esportivo. “Acabamos de lançar a franquia para a Amaze que dá acesso aos dois modelos de viagem ao franqueado”, afirma Celso Garcia, sócio-diretor da CI, que espera bater a meta de cresciment­o de 25% no grupo até o final do ano.

Se está frio colocamos aquecedor, se está quente, ventilador. A gente se adapta” Luiz Eduardo Falco, Presidente do Grupo CVC

 ?? EVELSON DE FREITAS/ESTADÃO ?? Fôlego. Negócios da área foram os que mais cresceram nos três primeiros meses de 2017
EVELSON DE FREITAS/ESTADÃO Fôlego. Negócios da área foram os que mais cresceram nos três primeiros meses de 2017
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil