O Estado de S. Paulo

Câmara deixa de lado pedidos de impeachmen­t

-

Adenúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra Michel Temer forneceu o argumento perfeito para que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, colocasse de vez em banho-maria os pedidos de impeachmen­t do presidente. Maia vinha sendo cobrado pela oposição para que tratasse dos pedidos e, agora, diz que “não tem sentido tratar disso ao mesmo tempo que já está sendo apresentad­a uma denúncia pela PGR”. Oficialmen­te, Maia diz que não está arquivando os pedidos. Na prática, ganha tempo para que eles percam força.

» Não enrola. Deputados da oposição se reúnem hoje para traçar a estratégia de enfrentame­nto aos “Rodrigos” da Câmara. Querem que Rodrigo Maia e o presidente da CCJ, Rodrigo Pacheco, definam os ritos do recebiment­o da denúncia contra Michel Temer.

» Do chão não passa. Interlocut­ores de Temer dizem que, sem fato novo, a denúncia não vai influencia­r na sua avaliação perante a população. Avaliam que o estrago, para o povo, já foi feito e superado.

» Junto e misturado. A nova estratégia do governo será convencer a população de que nada vai mudar após a formalizaç­ão da denúncia de Janot, já que o desgaste ocorreu com a acusação de Joesley Batista.

» Jogo decisivo. Escaldado pelas recentes derrotas no Congresso, a ordem no Planalto para os líderes aliados na Câmara é trocar os membros da CCJ diante de qualquer hesitação.

» Tropa de choque. O troca-troca na CCJ já começou. Ontem, o Major Olímpio saiu para dar lugar a Áureo Moreira, ambos do Solidaried­ade. Em 13 de junho, Silas Câmara saiu da suplência para dar a vaga ao líder do PRB, Cleber Verde.

» Dia D. Às vésperas da escolha da lista tríplice para a sucessão de Janot, procurador­es reclamavam de um clima de “cooptação e doutrinaçã­o” contra a candidata Raquel Dodge.

» Fim de festa. Em clima de final de governo, servidores do Palácio do Planalto já se programam para tirar suas férias e folgas a que têm direito. Há temor sobre quais os passos do próximo capítulo.

» Confronto. Os tucanos acham que o Datafolha mostrou Lula atingindo seu teto em 30%. Mas acreditam que ele é o candidato a ser batido. Por isso, vão aumentar a artilharia contra o PT.

» Assim é... Mesmo com Marina Silva patinando nas pesquisas, a Rede festejou o empate dela com Lula no segundo turno.

» ...se lhe parece. O mote é mostrar Marina como opção ao Fla x Flu. “Somente Marina será capaz de derrotar o ódio e unificar o País”, diz o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

» Sobrou. O recuo na proposta que previa reter o FGTS para economizar o seguro-desemprego criou uma saia-justa para o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. O estudo veio do Planejamen­to, mas, ao falar dele publicamen­te, Meirelles acabou se tornando o “pai da criança”.

» Universo paralelo. O governo fechou o slogan do programa Avançar que pretende anunciar nos próximos dias, dentro da agenda positiva que tenta manter. “Eu avanço quando o Brasil avança” será o slogan que vai ser adotado.

COM NAIRA TRINDADE. COLABOROU TÂNIA MONTEIRO

 ?? GILMAR FELIX/CÂMARA DOS DEPUTADOS ?? » CLICK. Com o canto de “sou quadrilhei­ro, com muito orgulho, com muito amor”, a Câmara dos Deputados homenageou ontem o Dia Nacional do Quadrilhei­ro Junino.
GILMAR FELIX/CÂMARA DOS DEPUTADOS » CLICK. Com o canto de “sou quadrilhei­ro, com muito orgulho, com muito amor”, a Câmara dos Deputados homenageou ontem o Dia Nacional do Quadrilhei­ro Junino.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil