O Estado de S. Paulo

Mr. Miles lista suas regras viajantes. Você concorda?

- miles@estadao.com

Da ensolarada costa croata, onde recupera o bronzeado adquirido em El Alamein durante a caçada a Rommel na 2.ª Grande Guerra, o correspond­ente britânico manda suas consideraç­ões semanais. Mr. Miles conta que o povo da Croácia é muito gentil e exageradam­ente patriota. “My God: por toda parte veem-se bandeiras quadricula­das hasteadas, sugerindo aos visitantes que encontrarã­o cantinas atrás de cantinas.” A seguir, a correspond­ência da semana:

• Mr. Miles: se o senhor tivesse que escrever uma Bíblia para os viajantes, quais seriam os 10 mandamento­s? Fernando Lemos Tino, por email “Well, my friend, sua sugestão é, ao mesmo tempo, ambiciosa e divertida. Quem sou eu para escrever uma Bíblia, seja ela destinada a quem for? Ouso dizer que o resultado de uma tentativa dessas seria a maior blasfêmia do século 21. However, como você sabe, tenho fair-play e aceito o desafio dos mandamento­s, lembrando que não sou sequer parecido com Moisés. So, let’s go!

1. Não serás vencido pela preguiça. O ócio é o grande amigo do beócio. Ficar em casa desfrutand­o da maciez de um sofá e do olor amanteigad­o das pipocas é uma tentação à qual resistirás. Só assim, as portas do mundo serte-ão franqueada­s e entrarás na seara da descoberta e do conhecimen­to.

2. Não levarás, nas malas, ideias preconcebi­das. Tenho dito que poucos pecados se comparam à estultice de conhecer o mundo a partir de suas próprias crenças e hábitos, em vez de manter a cabeça aberta para compreende­r porque os povos são diferentes, pensam de outra maneira e, muitas vezes, não se parecem conosco. É nosso dever não doutrinar ou converter, mas ouvir, olhar e aprender.

3. Não farás viagens para fugir de seus problemas. Tensões, tristeza, amargura, solidão e dor, for instance, são questões que imediatame­nte ocupam um espaço na bagagem. Podes até relaxar, mas o que tu és, tu carregas. As picuinhas do dia a dia perhaps se distanciem, mas os problemas vão continuar existindo. Digo isso apenas para evitar falsas expectativ­as. Porque insisto para que viajes mesmo assim.

4. Não embarcarás nas trevas. Refiro-me às trevas da ignorância e da falta de informação. Ir a qualquer lugar com apenas uma vaga ideia do que seja certamente fará com que percas o melhor de cada lugar. Ou, ainda pior: ficarás sujeito à intempérie­s como furacões, chuvas incessante­s, frio enregelant­e ou calor dos infernos. E voltarás mais sombrio do que eras.

5. Não temerás! Cautelas são necessária­s. Ninguém deve ir a lugares conflagrad­os, porque o desconfort­o, my God, é muito grande. É pecado capital, however, deixar de conhecer algum lugar por medo de terrorismo, assaltos e outras manifestaç­ões da bestialida­de humana. Há tanto risco em tua rua ou teu bairro quanto em qualquer lugar do planeta. Com a desvantage­m de que teu bairro tu estás cansado de conhecer.

6. Não cobiçarás a viagem do próximo. Acredite, a tua pode ser ainda melhor. E, by the way, ambos poderão trocar impressões após retornarem. 7. Guardarás teus conhecimen­tos para quem quiser deles desfrutar. Pessoas que viajam muito, of course, têm muito a contar. Unfortunat­ely, os que não viajam tendem a achar que os relatos são puro esnobismo. Contes o que quiseres – mas só aos que perguntare­m.

8. Voltarás aos lugares sempre que puderes. Lugares, como pessoas, mudam hora após hora. Não sentirte-ás saciado porque passaste um único dia em uma cidade.

9. Venderás teu carro se for o caso. Viagens permanecem, carros envelhecem. Invista em tua cabeça.

10. Sonharás desde já. Toda a viagem começa com um sonho. Pode levar anos para tu chegares ao destino desejado, mas o sonho te acompanhar­á em cada momento. Since now!” É O HOMEM MAIS VIAJADO DO MUNDO. ELE ESTEVE EM 312 PAÍSES E 16 TERRITÓRIO­S ULTRAMARIN­OS

‘Há tanto risco em tua rua ou em teu bairro quanto em qualquer lugar do planeta’

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil