O Estado de S. Paulo

Magia que se renova

-

Quando Mickey Mouse estrelou o curta-metragem Steamboat

Willie, em 1928, omun dodo cinema ainda era preto e branco e acabava de ganhar som. Passados 89 anos, não só o ratinho mais famoso do mundo ganhou novos amigos, conquistan­do gerações, como ficou impossível pensar o mundo criado por Walt Disney sem suas cores mágicas.

É no colorido de balões, dos fogos de artifício, dos personagen­s que ganham vida e das centenas de atrações espalhadas por seus quatro parques temáticos – Magic Kingdom, Epcot, Animal Kingdom e Hollywood Studios – que o complexo Walt Disney World Resort conseguiu fazer de Orlando aterra onde a fantasias e transforma em realidade.

Há muito tempo, aliás, acasa de Mickey e Minnie ganhou uma vizinhança repleta de personagen­s clássicos (alguém falou em princesas?) e de universos completame­nte distintos, da selva de O Rei Leão ao espaço de Star Wars.

Para atender a idades e perfis diferentes, cada um de seus parques tem uma proposta. Enquanto o Magic Kingdom, o mais antigo, mantém o foco na diversão infantil e na aparição de personagen­s, o Animal Kingdom reproduz ambientes da Ásia e da África, com brinquedos e shows onde a mensagem de preservaçã­o ambiental ganha destaque – motivo pelo qual a mais nova área da Disney, Pandora: o Mundo de Avatar, foi construída dentro dele.

Já o Epcot tem uma proposta tecnológic­a, de olho no futuro e na cultura internacio­nal. Vários países são temas de pavilhões inteiros – é no da Noruega que fica o reino de Arendelle, de Frozen. O Hollywood Studios, como o próprio nome diz, se inspira em grandes sucessos e estrelas de Hollywood. E, para se refrescar do calor, o grupo conta com dois parques aquáticos: Typhoon Lagoon e o Blizzard Beach.

Disney Springs

Nos últimos anos, a antiga Downtown Disney cresceu e ampliou suas opções de compras, restaurant­es e entretenim­ento, e ganhou um novo nome. Agora, a Disney Springs (disneyspri­ngs.com) conta com 110 estabeleci­mentos–eé aberta ao público em geral. Andar por ele é flanar em uma minicidade com construçõe­s charmosas, um lago no centro e movimento durante todo o dia, das 10 horas até a madrugada. Prepare o cartão de crédito: a maior loja da Disney do mundo fica ali (e é irresistív­el).

 ??  ??
 ?? FOTOS LAURA CAPELHUCHN­IK/ESTADÃO ?? Himalaia. Embora não seja a mais radical, Expedition: Everest não decepciona em diversão
FOTOS LAURA CAPELHUCHN­IK/ESTADÃO Himalaia. Embora não seja a mais radical, Expedition: Everest não decepciona em diversão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil