O Estado de S. Paulo

ANIMAL KINGDOM

-

Quanto mais rasante o voo, mais sentíamos, na parte inferior das nossas coxas, as pontadas da respiração compassada de nosso

banshee. A curiosa espécie é representa­da na mitologia celta por uma figura feminina, mas, no mundo de Avatar, trata-se de um animal alado, com feições de dragão – quem assistiu ao filme de 2009 se lembrará bem dele.

Durante exatos quatro minutos, cheguei o mais perto da experiênci­a de voar que já tive. Eletrizant­e, a atração Avatar Flight of Passage faz parte da nova área Pandora: o Mundo de Avatar.

Com 48 mil metros quadrados, oespaçoéa maior expansão da história do parque.

A aventura começa para valer quando, numa espécie de laboratóri­o, o público é transforma­do em na’vis, os alienígena­s humanóides e azuis que habitam a lua de Pandora. Calma, você não ficará azul de verdade – mas, se quiser, lá fora há um quiosque onde dá para escolher entre várias opções de rostos na’vis e se maquiar.

A ideia é fazer com que nos sintamos dentro da história, onde apenas os na’vis podem voar sobre um banshee. Antes de se sentar no simulador, o computador escaneia seu rosto e mostra qual seria sua versão em Avatar.

Transforma­do em na’vi, a aventura emci ma dobanshee finalmente­começa. A melhor dica que posso da ré a quem e deram: preste atenção em cada um dos detalhes e em seus sentidos instigados. É possível, além de percebera respiração do animal, sentira movimentaç­ão docorp odele nasu abarriga; o cheiro da floresta; e a temperatur­a da água quando você passa pelo mar.

Outra atração é o Na’vi River Journey, que faz os olhos se arregalare­m diante da perfeição da floresta biolumines­cente e das projeções que dão vida ao caminho, percorrido sobre um barquinho. Como não tem restrições de tamanho como o primeiro, a família toda é bem-vinda.

Cara a cara com o Yeti

Nem só de Pandora vive o Animal Kingdom. Outra novidade ali é o River of Light, show de luzes noturno ao ar livre que remete à natureza africana e asiática. Desse ponto do parque, aliás, é possível ouvir os gritos de quem se aventura na montanha-russa Expedition Everest. Mediana no quesito radicalida­de, ela simula um passeio pelo Himalaia, com trechos abertos e outros na completa escuridão, momento em que, inevitavel­mente, você terá um encontro com o Abominável Homem das Neves (o Yeti).

Safári americano

Já na parte africana do parque, o Kilimanjar­o batiza o safári de 18 minutos por uma reserva de 44 hectares com animais selvagens. A bordo de uma caminhonet­e, o motorista e guia nos conduz pelo espaço onde, entre 34 espécies, facilmente encontramo­s uma e outra girafa; um elefante solitário; um grupo de flamingos e até um tigre descansand­o. De volta ao mundo da fantasia, o Festival of the Lion King leva você ao encontro dos personagen­s do clássico O Rei Leão em um emocionant­e musical.

 ?? KENT PHILLIPS/WALT DISNEY WORLD ?? Pandora. Encontro com na’vis na atração River Journey
KENT PHILLIPS/WALT DISNEY WORLD Pandora. Encontro com na’vis na atração River Journey

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil