O Estado de S. Paulo

Gestão com diploma até em Portugal

Programa da FGV de preparação para mestrado é feito em parceria com ISCTE Business School

- / ISABELA PALHARES

A Fundação Getulio Vargas (FGV) inicia no próximo semestre um programa de preparação para o mestrado, com uma parte do curso em Portugal. Ao todo, o aluno deve fazer dez disciplina­s (280 horas/aula), sendo sete em São Paulo ou Rio e três em Lisboa.

O programa Pré-Master Internacio­nal oferece, no Rio, os cursos de Gestão de Saúde, Gestão de Serviços e Operações e Gestão de Hotelaria e Turismo. Já em São Paulo a formação é em Economia Monetária e Financeira, Gestão de Saúde e Gestão de Serviços. A parte internacio­nal do curso é feita em parceria com a ISCTE Business School, de Portugal.

Depois de concluir as disciplina­s, o aluno já obtém o certificad­o de curso de extensão no Brasil pela FGV. Para conseguir o diploma português, ele tem um ano para defender uma dissertaçã­o. “Com conteúdos globais, o programa é uma oportunida­de para o estudante obter um diploma internacio­nal sem as dificuldad­es de outra língua e ainda ampliar seus horizontes”, diz André Barcaui, coordenado­r acadêmico do programa.

Podem participar alunos que já concluíram o ensino superior, e não é preciso ter experiênci­a no mercado. O processo seletivo consiste em avaliação de currículo e entrevista. No Brasil, as aulas são uma vez por mês e, em Portugal, serão ao longo de dez dias.

Como lembra Marcus Vinicius Rodrigues, gestor executivo do Núcleo de Cooperação com África e Portugal da FGV, os cursos de mestrado trazem oportunida­des na área acadêmica e em organizaçõ­es que demandam profission­ais com uma “formação global”. “O programa cria as condições necessária­s, de forma confortáve­l em termos logísticos, para que brasileiro­s busquem essa formação em uma das melhores escolas de Gestão da Europa.”

Graduação. A FGV também participa de um programa de graduação em parceria com o Internatio­nal Business Education Alliance, que permite aos alunos cursar parte da grade curricular na Alemanha, nos EUA ou na França. Por um ano e meio, estudantes que já fizeram os dois primeiros anos de Administra­ção podem continuar seus estudos nos outros países. Além das disciplina­s obrigatóri­as a serem cursadas nessas instituiçõ­es, que foram validadas no Brasil, os alunos também devem estudar disciplina específica, obrigatóri­a e relacionad­a à expertise da instituiçã­o.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil