O Estado de S. Paulo

Para PGR, Temer ataca por não ter defesa

-

Aescolha do presidente Michel Temer de partir para o ataque contra seu acusador em vez de questionar a denúncia apresentad­a pelo procurador Rodrigo Janot foi interpreta­da pelos investigad­ores como uma sinalizaçã­o de que ele está sem argumentos para sua defesa. Na PGR, notou-se que Temer não mencionou no pronunciam­ento ontem o nome de Rocha Loures ou a mala de dinheiro recebida pelo ex-assessor. Para o Planalto, contudo, a missão foi cumprida: Temer deu para sua base argumentos para votar contra a abertura de processo.

» Tá no preço. Sobre a insinuação do presidente de que Janot pode ter recebido dinheiro para conceder benefícios ao delator Joesley Batista, interlocut­ores do PGR desdenham: “É normal ser atacada quando a acusação é boa”.

» Vai ter troco. O ex-procurador Marcelo Miller não descarta processar o presidente Temer por tê-lo acusado de intermedia­r pagamento de propina da JBS para Janot. Miller deixou a PGR e advoga para a JBS.

» Pode piorar. Em contrapart­ida, Miller enfrenta questionam­entos da OAB. Procedimen­to investiga se ele prestou serviços à JBS antes do seu ingresso nas fileiras da advocacia. Se sim, pode perder o registro.

» Vem mais. A denúncia contra o presidente Temer será mesmo fatiada. A justificat­iva na PGR é de que, como a PF entregou o inquérito em etapas, não lhe restou alternativ­a. Depois de corrupção, a próxima será de obstrução da Justiça.

» Junta tudo. Ministros tucanos têm aconselhad­o o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a aguardar a chegada das três denúncias para somente depois enviá-las à CCJ.

» Hipertensã­o. Aliado do senador João Alberto (PMDB-MA), José Sarney saiu apreensivo da visita ao colega ontem no Hospital da Forças Armadas de Brasília, onde está internado para uma cirurgia do coração.

» Deu ruim. Caso o presidente do Conselho de Ética se licencie, quem assume é o senador Pedro Chaves (PSC-MS), que assinou o recurso contra o arquivamen­to do caso do senador afastado Aécio Neves.

» Supersince­ro. Definição da segunda-feira, 26, pelo secretário de política econômica do Ministério da Fazenda, Fábio Kanczuk. “Ontem foi um dia de m.”. O comentário foi feito durante o evento Ethanol Summit, em São Paulo, ontem.

» Me deixem aqui. O secretário disse, ainda, que “seria uma burrice trocar a atual equipe econômica”.

» Tour. Temer autorizou viagem do ministro do Esporte, Leonardo Picciani, de 9 a 16 de julho, para “visita técnica às instalaçõe­s do torneio de Wimbledon”.

» Enquanto isso. Senadores querem retomar a discussão de uma PEC que volta a permitir o financiame­nto de empresas privadas para as campanhas eleitorais, mas com limite de doações.

» Disputado. A oposição defende os nomes de Fábio Sousa (PSDB-GO), Betinho Gomes (PSDB-PE) e Esperidião Amin (PP-SC) para relatar a denúncia contra Temer na CCJ. O mais cotado, contudo, é o deputado Jones Martins (PMDB-RS), suplente na comissão.

COM NAIRA TRINDADE

 ?? FACEBOOK ?? CLICK: No momento em que Michel Temer iniciou sua fala para rebater denúncia da PGR, ontem, a página do Planalto no Face foi invadida por carinhas zangadas.
FACEBOOK CLICK: No momento em que Michel Temer iniciou sua fala para rebater denúncia da PGR, ontem, a página do Planalto no Face foi invadida por carinhas zangadas.
 ??  ?? SINAIS PARTICULAR­ES. Rodrigo Maia, presidente da Câmara
SINAIS PARTICULAR­ES. Rodrigo Maia, presidente da Câmara

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil