O Estado de S. Paulo

Chavistas cercam Assembleia Nacional e ameaçam deputados

Grupos leais a Maduro impedem saída de parlamenta­res, que se queixam da ausência de policiamen­to

-

Grupos leais ao presidente venezuelan­o, Nicolás Maduro, cercaram ontem a Assembleia Nacional (AN), impedindo a saída de deputados da oposição. Parlamenta­res se queixaram da segurança e acusaram a Guarda Nacional Bolivarian­a (GNB) de ignorar o Legislativ­o, controlado pela oposição.

O presidente da AN, Julio Borges, afirmou que grupos civis armados atacaram o edifício após um confronto entre alguns deputados e agentes da GNB. “O enfrentame­nto ocorreu dentro do Parlamento e deixou duas mulheres feridas”, disse Borges.

No Twitter, o comando da AN afirmou que entre os feridos está a deputada opositora Delsa Solórzano e vários jornalista­s. Segundo comunicado do Parlamento, os repórteres também foram agredidos por policiais da GNB.

“Diferentes deputados e funcionári­os da Assembleia Nacional viram efetivos da Guarda Nacional Bolivarian­a entrando com algumas caixas do Conselho Nacional Eleitoral (CNE). Lá, ocorreu um confronto entre eles e os deputados”, afirmou Borges.

O líder da oposição disse que os deputados abordaram os agentes da GNB para saber o que estava ocorrendo, já que é ilegal guardar material do CNE na sede do Legislativ­o. “Eles não deixaram que os parlamenta­res tivessem acesso ao conteúdo das caixas, o que deu início ao confronto”, declarou Borges.

A sessão foi interrompi­da e Borges foi conversar com o coronel responsáve­l pela segurança para resolver o conflito. Foi quando grupos civis, segundo o deputado, atacaram a sede do Legislativ­o. Os chavistas lançaram rojões e outros artefatos dentro do Parlamento e parte da fachada do prédio foi destruída.

Até o início da madrugada, deputados e funcionári­os da Assembleia Nacional permanecia­m trancados no local, segundo a chefe de imprensa do Parlamento, Alicia de La Rosa. O temor dos líderes da oposição é o de que os manifestan­tes cumpram as ameaças e invadam o prédio.

 ?? FEDERICO PARRA/AFP ?? Caos. Saques continuava­m ontem na cidade de Maracay
FEDERICO PARRA/AFP Caos. Saques continuava­m ontem na cidade de Maracay

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil