O Estado de S. Paulo

ELA TROCOU LE PEN POR UM REFUGIADO

Militante da ultradirei­ta francesa é condenada por ajudar iraniano a entrar no Reino Unido

- / AFP

AJustiça francesa considerou ontem uma exmilitant­e do movimento de ultradirei­ta Frente Nacional (FN) culpada por ter ajudado um imigrante iraniano, pelo qual se apaixonou, a entrar clandestin­amente em território britânico.

Embora tenha sido condenada, Béatrice Huret, de 44 anos, ficou isenta de pena. Há um ano, em uma praia francesa, Béatrice se despediu de Mokhtar. Após passar oito meses no acampament­o de Calais, no norte da França, esse iraniano partiu com dois refugiados em uma pequena embarcação rumo à Inglaterra. Ela os ajudou a comprar o barco, além de organizar a viagem. A história de amor teve início em fevereiro de 2015. A ex-auxiliar de enfermagem conheceu a “selva” de Calais.

O lugar, no qual viviam entre 6 mil e 8 mil imigrantes em condições insalubres, na esperança de ir para o Reino Unido. “Nossa história de amor começou com a ajuda da ferramenta de tradução do Google”, contou. Ela disse não ter sido fácil assumir o relacionam­ento porque era apoiadora da Frente Nacional e havia sido casada com um policial durante 20 anos.

O iraniano, de 37 anos, era professor de farsi. Agora, vive em Sheffield, no norte da Inglaterra, onde conseguiu um visto de trabalho. A cada 15 dias, ela vai visitá-lo. Seu inglês melhorou.

 ?? PHILIPPE HUGUEN/AFP ?? Elo. Viúva de 44 anos visita namorado a cada 15 dias
PHILIPPE HUGUEN/AFP Elo. Viúva de 44 anos visita namorado a cada 15 dias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil