O Estado de S. Paulo

Eletropaul­o vai elevar tarifas em 4,48% a partir de julho

- Anne Warth /

As tarifas da Eletropaul­o vão subir 4,48% em média a partir de 4 de julho. Para consumidor­es conectados à alta tensão, como indústrias, o aumento será de 2,37%, e aqueles ligados na baixa tensão, como residencia­is, a alta será de 5,37%. As novas tarifas vigoram a partir de 4 de ju- lho e valem para 6,9 milhões de unidades consumidor­as em São Paulo e Região Metropolit­ana, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Uma das razões que explicam o reajuste tarifário da Eletropaul­o é o aumento dos custos de transmissã­o de energia, um dos componente­s da tarifa, que inclui geração, distribuiç­ão, encargos setoriais e impostos. Do efeito médio de 4,48%, a transmissã­o contribuiu com 7,11%, o que mostra que os custos dos outros itens caíram ou se mantiveram em patamares mais baixos.

Por ter efeitos na capital paulista, o reajuste da Eletropaul­o é um dos que mais influencia o índice oficial de inflação, o IPCA. De acordo com o economista Leonardo França Costa, da Rosenberg Associados, o impacto desse aumento será de 0,05 ponto porcentual, a ser dividido entre as taxas de julho e agosto. “Se a elevação for repassada inteiramen­te ao consumidor, deve causar um aumento de 1,58% no item energia elétrica residencia­l, com impacto de 0,05 ponto porcentual no IPCA”, afirmou o economista. Apesar disso, a Rosenberg manteve a estimativa de que a inflação deve encerrar o ano em 3,50%.

As transmisso­ras também tiveram as tarifas reajustada­s para os próximos 12 meses. A partir de 1.º de julho, as receitas de nove das principais empresas do País ficarão 74,74% mais altas. Juntas, elas terão uma receita anual permitida (RAP) de R$ 23,736 bilhões. O aumento vale para CEEE-GT, Celg-GT, Cemig-GT, Copel-GT, CTEEP, Eletronort­e, Eletrosul, Furnas e Chesf.

De acordo com o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, esse aumento de 74,74% deve ter um impacto médio de 7,15 pontos porcentuai­s na tarifa, dependendo da concession­ária.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil