O Estado de S. Paulo

‘É natural que PMEs desafiem o gigante’

-

O que faz do Brasil desfavoráv­el a scale-ups?

Esse é um universo naturalmen­te restrito e ponto. A questão é por que aqui é ainda mais. O Brasil tem 210 milhões de habitantes, 40% a menos do que a população norteameri­cana e o dobro da alemã. Temos o dobro de empresas da Alemanha e 30% menos do que os Estados Unidos. Quando afunilamos para empresas com mais de dez funcionári­os, o Brasil tem quase 500 mil nesta situação, entre um total de 5 milhões. Nos Estados Unidos, são 1,2 milhão entre 6 milhões e, por fim, a Alemanha tem 450 mil. Existe algum problema nessa conta. Por que as empresas brasileira­s não conseguem ser maiores? No fim, essa é uma discussão sobre cresciment­o e escaloname­nto.

E qual é nosso maior gargalo? Conseguir construir transições de forma menos traumática para o empreended­or. Se em 2017 uma empresa vai dobrar de tamanho e faturar R$ 8 milhões, ela fica com a mesma estrutura tributária que uma empresa enorme. Quando ele chega ao melhor momento, o Estado cria uma série de regras. Não faltam oportunida­des no Brasil, falta um ambiente de negócios propício a crescer sem amarras.

Surpreende que 92% das scale-ups brasileira­s sejam PMEs? Não. É natural que as PMEs sejam quem vai desafiar o gigante. Isso mostra mais uma vez o quanto estamos mirando errado ao não olhar para a lacuna do cresciment­o. Se 92% das empresas que crescem aceleradam­ente no Brasil são pequenas e médias, como faz para a pequena virar média e a média virar grande? É de se comemorar que o Brasil tenha muitos empreended­ores, mas não basta olhar para isso como um fim.

 ?? ANA PAULA FIGUEROA/ENDEAVOR/DIVULGAÇÃO ??
ANA PAULA FIGUEROA/ENDEAVOR/DIVULGAÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil