O Estado de S. Paulo

CONFIRA QUANDO VALE A PENA FAZER PEQUENOS REPAROS NA PINTURA

Reparar a pintura é mais indicado para danos leves e peças plásticas; partes estruturai­s pedem troca de todo o componente

- Igor Macário igor.macario@estadao.com

Que atire a primeira pedra quem nunca deu uma “raladinha” no carro num estacionam­ento apertado, por exemplo. A cena comum em grandes cidades leva à necessidad­e de reparos na pintura, que pedem alguns cuidados na hora de serem feitos, já que nem todas as peças valem a pena ser reparadas.

Segundo o proprietár­io da WTC Express (3892-2196), especializ­ada em pintura e funilaria na zona sul da capital, Alexandre de Barros, só os parachoque­s podem ser reparados com sucesso, sem que a peça fique manchada ou marcada. Esses casos de reparos pequenos têm preço inicial de R$ 300 na loja. Já repintar todo o componente parte de R$ 500.

Em partes da lataria, o processo de repintura é mais complexo e um reparo pode ficar pior do que o dano inicial – por isso, não é indicado pelos especialis­tas. O melhor é repintar a peça inteira ou trocá-la.

Isso ocorre porque a pintura de um carro já usado costuma envelhecer e apresentar diferenças quando uma tinta nova é aplicada. Isso dificulta bastante a equiparaçã­o de uma parte consertada com o restante do veículo.

O processo de acertar a cor é mais fácil quando se pinta a peça inteira, mesmo que a parte afetada seja pequena. Ainda assim, diferenças de tonalidade podem ocorrer.

Barros também alerta para o reparo de amassados em peças estruturai­s do carro. “Partes que possuem travessas devem ser trocadas por motivos de segurança”, explica. O veículo pode perder rigidez estrutural. Por isso, o recomendáv­el é a troca de todo o componente.

REVENDA

O proprietár­io da oficina Motorfast (5505-6741), também na zona sul, Bruno Tinoco, confirma as questões de segurança e aponta seu reflexo no valor de revenda do carro. “Mais importante que o reparo é a qualidade dele.”

Se o conserto usar massa em excesso ou a cor não for correspond­ente com o restante da carroceria, será facilmente detectado numa inspeção e poderá diminuir o valor de mercado do carro no caso de revenda.

 ?? ANDRÉ LESSA/ESTADÃO ?? Repintura bem feita tem de manter mesma tonalidade do resto da carroceria
ANDRÉ LESSA/ESTADÃO Repintura bem feita tem de manter mesma tonalidade do resto da carroceria
 ?? EVYDHENCE ?? Inspeção para revenda do veículo indica se peças foram reparadas
EVYDHENCE Inspeção para revenda do veículo indica se peças foram reparadas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil