O Estado de S. Paulo

Cabines têm diretrizes semelhante­s

-

No geral, a vida a bordo é semelhante nas quatro picapes do comparativ­o. Em todas, o espaço interno é bom para quatro adultos. O quinto sofre, por causa do túnel central alto.

Entre os mimos, Frontier e Hilux têm partida por botão e faróis de LEDs, enquanto a Ranger traz farol alto automático e a S10 oferece o sistema OnStar de concierge, rastreamen­to e bloqueio do motor. Embora tenha alerta de colisão frontal e saída involuntár­ia de faixa, não há sistemas automático­s para evitar acidentes.

Por dentro, o acabamento da Nissan é o mais sóbrio e sisudo das quatro picapes. Há poucas aplicações cromadas e sem diferencia­ções no desenho do painel e tom de revestimen­to.

Ford, Chevrolet e Toyota, apesar de terem cabines bem diferentes, são igualmente bem acabadas, com materiais que mesclam cores e agradam. Na Ford, há plástico em exagero.

Na Hilux, é mais fácil encontrar a melhor posição de dirigir, graças ao ajuste de profundida­de no volante – as demais só têm o de altura. A Frontier é a que tem a posição de dirigir mais elevada mesmo com o banco no ajuste mais baixo. Isso deixa os joelhos muito altos e próximos do volante.

Na Ranger e na S10, os bancos dianteiros abraçam melhor os ocupantes nas laterais. A Frontier e a Toyota têm suportes laterais mais baixos e, por isso, motorista e passageiro dianteiro escorregam mais.

A Ford traz comandos bem à mão. Muitos podem ser acessados pela tela da central multimídia, que é sensível ao toque. O painel de instrument­os tem duas telas configuráv­eis.

A S10 tem mais botões e o painel, convencion­al, tem uma pequena tela do computador de bordo. Os quadros de instrument­os de Hilux e Frontier têm configuraç­ão semelhante. Nas três picapes médias, é fácil visualizar todos os dados.

A central multimídia da Ford é a mais rápida e intuitiva, mas ainda sem integração com Android Auto e Apple CarPlay. As de Frontier e S10 são compatívei­s com esses sistemas. Já a da picape Toyota tem TV digital, mas é a que apresenta as respostas mais lentas aos comandos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil