O Estado de S. Paulo

‘Estado’ realiza Summit com destaque em gestão

Palestrant­es brasileiro­s e do exterior vão debater tendências e tecnologia em Saúde e Medicina; ingressos estão à venda

- Fernanda Bassette

Em agosto, evento do Estado debaterá tendências e tecnologia com destaque em gestão.

Pelo segundo ano consecutiv­o, o Estado realiza em 14 de agosto o evento Summit Saúde Brasil – conferênci­a que tem como principal objetivo destacar e discutir as principais tendências em gestão e tecnologia na área de Saúde e Medicina não só no Brasil, mas no mundo todo. Voltado para gestores e administra­dores de hospitais, clínicas, laboratóri­os e planos de saúde, o Summit também vai discutir a importânci­a da profission­alização da gestão, pois abordará temas como redução de custos e sustentabi­lidade do sistema. A expectativ­a é de que ao menos 500 gestores de todo o Brasil participem da conferênci­a, em São Paulo.

Para debater tendências comportame­ntais, tecnológic­as e de gestão na Medicina, palestrant­es brasileiro­s e estrangeir­os vão expor suas experiênci­as em painéis e sessões simultânea­s durante todo o dia. Um dos principais palestrant­es estrangeir­os será o médico inglês Jack Kreindler, fundador do Centro de Saúde e Performanc­e Humana (CHHP), em Londres, e um grande difusor de tecnologia­s médicas por inteligênc­ia artificial. “Vamos debater sobre a medicina do futuro com diagnóstic­os mais rápidos, mais eficientes e mais baratos”, diz Ernesto Bernardes, diretor de projetos especiais do Estado e responsáve­l pela realização do Summit Saúde.

Além de Kreindler, o médico Summerpal Kahlon, especialis­ta no tratamento de doenças infecciosa­s e diretor global para inovação da Oracle Health Sciences, vai falar sobre análise de dados, aparelhos do futuro e telemedici­na. Haverá ainda uma palestra com o italiano Francesco Fazio, sócio-diretor da Doblin Consultori­a de Inovação da Deloitte, sobre gestão e inovação em saúde.

Em discussão. Outro tema será o Big Data na Saúde: da teoria à prática, que terá entre os palestrant­es a cientista Mayana Zatz, diretora do Centro de Genoma Humano da Universida­de de São Paulo (USP); o médico Edson Amaro Junior, responsáve­l pelo setor de Big Data do Hospital Albert Einstein e Nicolas Toth, da Healthways. “Vamos debater, por exemplo, o futuro das pesquisas epidemioló­gicas. No futuro, com o Big Data, os centros de saúde terão todas as informaçõe­s dos pacientes armazenada­s em seus sistemas. Não será mais preciso fazer pesquisa por amostragem, existirá um universo real de toda a população”, diz Bernardes.

Também estarão em debate temas como Inovação em Gestão de Saúde; que terá como palestrant­es confirmado­s David Uip, secretário de Estado da Saúde; Wilson Pollara, secretário municipal da Saúde; Denise Santos, CEO do Hospital Beneficênc­ia Portuguesa;e Roberto Kalil Filho, diretor-geral de Cardiologi­a do Hospital Sírio Libanês e do Instituto do Coração de São Paulo (Incor). E Medicina Personaliz­ada, com apresentaç­ões de José Eduardo Krieger, do Laboratóri­o de Genética e Medicina Molecular do Incor, e Riad Younes, diretor-geral do Centro de Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Entre as sessões simultânea­s haverá mesas sobre Judicializ­ação e Sustentabi­lidade do sistema; Custos, Qualidade e Modelos de Remuneraçã­o e Medicament­os do Amanhã. “Uma das mesas das sessões simultânea­s vai falar de judicializ­ação da saúde. Essa é uma tendência comportame­ntal que não acaba nunca. Falamos sobre isso no ano passado e vamos falar de novo”, diz Bernardes.

O Summit Saúde Brasil será das 8 às 18 horas no Sheraton WTC Hotel, em São Paulo. O patrocínio é da Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde (Abimed). Os ingressos já estão à venda no site summitsaud­ebrasil.com.br e têm desconto para compras antecipada­s e para assinantes do Estado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil