O Estado de S. Paulo

Aécio pede autorizaçã­o à Corte para falar com irmã

- B.P. e R.M.M.

A defesa do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) pediu ontem ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o tucano possa manter contato com sua irmã, Andrea Neves, que está cumprindo prisão domiciliar conforme decisão da Primeira Turma.

Os advogados de Aécio alegam que ele e sua irmã “objetivam, apenas, compartilh­ar laços familiares, de forma que proibir qualquer contato entre eles é desumano”.

A defesa também afirma que a “proibição de os irmãos se comunicare­m, especialme­nte no atual estágio do feito, além de não se mostrar mais necessária, termina por violar direito natural do contato familiar”. O relator do caso no STF é ministro Marco Aurélio Mello.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, solicitou, em denúncia oferecida ao STF, que seja aplicada uma multa de R$ 6 milhões ao senador afastado e sua irmã por danos morais e materiais. Na denúncia, Aécio e Andrea são acusados de corrupção passiva. O tucano também foi denunciado por obstrução da Justiça.

Segundo Janot, Aécio usou o cargo de senador para solicitar “recebiment­o de vantagem indevida de R$ 2 milhões” e o empresário Joesley Batista, dono da JBS, teria um “histórico de pagamento de vantagens indevidas” ao tucano. Aécio nega as acusações.

A defesa de Aécio ainda informou ontem ao STF que vai fechar seu escritório político em Belo Horizonte. A nota do senador afastado afirma que a medida se deve a “suspensão do exercício das funções parlamenta­res”, além do “corte do ressarcime­nto de suas despesas” imposto pelo próprio Senado.

 ?? VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL -21/3/2017 ?? Cautelar. Tucano está proibido de falar com réus
VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL -21/3/2017 Cautelar. Tucano está proibido de falar com réus

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil