O Estado de S. Paulo

PMDB não encontra nome de consenso

- / JULIA LINDNER, I.B. e T.F.

Mesmo com a previsão desde o início da manhã de que o senador Renan Calheiros (PMDBAL) deixaria a liderança do partido, a cúpula peemedebis­ta não conseguiu ontem encontrar um nome de consenso que estivesse disposto a assumir o cargo. A situação levou ao adiamento da reunião de bancada que trataria do assunto ontem para a próxima terça-feira.

Segundo integrante­s do PMDB, desde a noite de anteontem o líder do governo, Romero Jucá (RR), tem conversado com senadores para acertar o afastament­o de Renan e escolher um novo nome para a liderança. “A maioria dos senadores concorda com a saída de Renan. A nossa preocupaçã­o agora é encontrar um nome, porque não podemos tirar um líder para criar vácuo político”, afirmou o senador Garibaldi Alves (RN).

Entre os nomes sugeridos há resistênci­a e os que não se mostram interessad­os. Nessa lista estão Simone Tebet (MS), Raimundo Lira (PB), Waldemir Moka (MT) e Garibaldi Alves. Em entrevista ao Estado, Garibaldi disse que não gostaria de assumir a vaga. Simone também teria recusado o cargo.

Já Lira demonstrav­a interesse na liderança no ano passado, quando buscou apoio na bancada para se eleger líder. Procurado por alguns senadores ontem, ele não mostrou empolgação com a vaga. Moka, por outro lado, é considerad­o pouco conciliado­r. Segundo fontes próximas a Renan, ele trabalha para eleger Jader Barbalho (PA).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil