O Estado de S. Paulo

‘Preocupa o aumento do fluxo de refugiados’

- Pedro Venceslau

Aloysio Nunes,

Qual é o maior temor hoje com relação à Venezuela?

A flagrante deterioraç­ão das instituiçõ­es democrátic­as, as violações sistemátic­as de direitos

humanos e o agravament­o da situação humanitári­a compõem um quadro desalentad­or. A preocupaçã­o central do Brasil, compartilh­ada com muitos países, é com a falta de perspectiv­a para um encaminham­ento pacífico da crise. Outra ordem de preocupaçõ­es é o risco de aumento exponencia­l do fluxo de cidadãos venezuelan­os em busca de refúgio no Brasil. Hoje já existe um fluxo consideráv­el de refugiados venezuelan­os nos Estados de Roraima e do Amazonas. Eu mesmo visitei recentemen­te um acampament­o em Boa Vista. Queremos acolher os irmãos venezuelan­os da melhor maneira possível, mas, se houver fluxo repentino de um grande número de refugiados, haverá uma pressão sobre nossa capacidade.

• Como o Brasil vê os acontecime­ntos de ontem no país? Ainda estamos buscando informaçõe­s mais precisas sobre o ocorrido. O governo condenou o cerceament­o à Assembleia Nacional, bem como o lançamento de granadas contra as instalaçõe­s do TSJ.

• Houve conversa entre países do Mercosul ontem?

O Brasil está atento à importânci­a de que também o Mercosul atue com determinaç­ão a favor da restauraçã­o da democracia. A presidênci­a pró-tempore do bloco está instruída a iniciar consultas com governo e oposição da Venezuela com vistas ao pleno restabelec­imento das instituiçõ­es democrátic­as. É etapa indispensá­vel para a aplicação da cláusula democrátic­a, o chamado Protocolo de Ushuaia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil